3. Orientação ativa desde a pré-matrícula

A Orientação Ativa diz respeito a uma ação do Colegiado de identificação e busca de discentes em situação que possa leva-los à retenção e à evasão, para orientação individualizada. Em especial, devem ser observados os momentos de matrícula, mas a orientação deve seguir ao longo do semestre.

a. Caberá a cada Colegiado definir uma comissão, entre seus professores, responsável pela orientação ativa dos discentes desde a pré-matrícula, em cada semestre.

b. Prestar especial atenção às/aos alun(a)os que entram, com atraso, em vagas remanescentes.

c. Buscar suporte mais efetivo da SURRAC na matrícula, com especial atenção para os calouros

d. Fortalecer o Programa de Alunos-Tutores de calouros, incentivando os “veteranos” a assumir essa participação.

e. Acompanhar os discentes em relação à participação em editais de transferência interna, inclusive orientando-o(a)s a mudarem de curso, quando for o caso.

f. Acompanhar discentes portador(a)es de diploma, que tem maior propensão à evasão.

g. Identificar, nas turmas, os alunos trabalhadores e os alunos que são pais/mães de crianças pequenas e buscar acompanha-los e oferecer suporte acadêmico.

h. Incentivar e acompanhar discentes em mobilidade acadêmica

i. Realizar rodas de conversa com aluno(a)s com dificuldade de permanência, como espaço de acolhimento e de favorecimento de criação e fortalecimento de laços em redes de apoio.