5. Atenção ao currículo

a. A cada planejamento de semestre, diagnosticar a demanda reprimida nos componentes curriculares e buscar ofertá-los também em horários alternativos, com rodizio de disciplinas pelos dias da semana, de modo a evitar que determinado componente seja sempre oferecido no mesmo horário e dia em vários semestres.

b. Identificar e alocar professore(a)s de calouros pelo Colegiado e Áreas de Conhecimentos no pacote do primeiro semestre. O/A professor(a), neste caso, deve ser alguém que lide didaticamente com a transição do estudante de ensino médio para o estudante universitário e com a inclusão de pessoas há muito longe das atividades acadêmicas.

c. Propor, dentro das possibilidades no semestre, atividades extracurriculares para recuperar notas e faltas.

d. Realizar avaliações formativas, com utilização de múltiplas abordagens que permitam avaliar capacidades orais, procedimentais e escritas.

e. Acompanhamento da assiduidade às aulas e intervenção antes da reprovação por falta.

f. Trabalhar a autonomia do alunado, buscando uma maior responsabilização do(a) aluno por sua aprendizagem.

g. Em sala de aula, adotar ferramentas para leitura, escrita, dentre outras, usando o tempo-espaço em sala de aula para tais atividades.

h. Quando não forem suficientes os tempos-espaços de aula, propor e implementar projetos de extensão voltados para o desenvolvimento da leitura e da escrita acadêmicas.

i. Participar de capacitação docente relativa à formação didático-pedagógica.

j. Usar os relatórios de Gestão e da CPA e do ENADE, bem como outros indicadores da UFRB, para embasar.