Projeto #Rumo à Formatura: Enfrentamento à Evasão de Concluintes no CAHL – UFRB

Macro estratégia da PEEV-CAHL à qual o projeto se vincula

10ª macroestratégia: Atenção à preparação do alunado para o trabalho de conclusão de curso (TCC) e para o desenvolvimento das atividades curriculares complementares (ACC).

Equipe executora

Doraliza Auxiliadora Abranches Monteiro

Lys Maria Vinhaes Dantas (coordenadora)

Olivia Maria Costa Silveira

Priscila Miraz Freitas Grecco

Silvia de Oliveira Pereira

Larissa Santos Trindade

Layne Victoria de Oliveira Freitas – IC bolsista

Iasmin Santana Costa dos Santos – IC voluntária

Lucas Medeiros de Almeida – IC voluntário

Juliet Cerqueira Luft - IC voluntário

Objetivo geral

Operacionalizar a Macroestratégia 10 da Política de Enfrentamento à Evasão do CAHL-UFRB, que diz respeito “à preparação do alunado para o trabalho de conclusão de curso (TCC) e para o desenvolvimento das atividades curriculares complementares (ACC)”.

Objetivos específicos

• Diagnosticar, de maneira sistematizada, os fatores percebidos pelo/a/s aluno/a/s que levam à retenção e à evasão, especificamente quanto ao desenvolvimento de TCC e de ACC.
  • Favorecer o letramento acadêmico e científico do/a/s discentes concluintes no CAHL.
  • Favorecer ao concluinte a identificação de orientador(a) potencial para seu TCC.
  • Acompanhar um grupo de aluno/a/s concluintes, contribuindo para o fortalecimento de uma rede de apoio.
  • Desenvolver competências de planejamento de processo formativo, com foco nas atividades complementares e nas futuras atividades profissionais.
  • Fortalecer competências de leitura e escrita voltadas para elaboração de TCC.
  • Organizar e atualizar a comunicação dos cursos do CAHL, de modo a que todos disponibilizem suas orientações de TCC e ACC.

Método

O projeto # Rumo à Formatura foi pensado para ser executado em três diferentes eixos: a pesquisa, a extensão e a comunicação institucional, abrangendo, de maneira multidisciplinar, todos os cursos de graduação do CAHL. Durante os 12 meses do projeto, o grupo de pesquisa se reunirá quinzenalmente para discussão dos aspectos teóricos e para o planejamento e avaliação das suas atividades.

Metas

• 60 diferentes aluno/a/s envolvidos em, pelo menos, uma oficina oferecida ao longo do ano.
  • 15 aluno/a/s envolvidos no Grupo de Acompanhamento ao Concluinte (GAC)
  • 06 oficinas realizadas
  • 02 Varais de TCC do CAHL realizados
  • 01 apresentação de trabalho de bolsista no RECONCITEC 2023.
  • 01 artigo produzido