Projeto Processos de Ingresso no Ensino Superior: transições, suportes e arranjos entre jovens de universidades públicas do Estado da Bahia

Equipe Executora

UFRB

Luiz Paulo Oliveira

Daniela Abreu Matos

Barbara Lima (PIBIC)

Saene Silva (PIBIC)

Ana Maria Vatin (PIBIC)

Juliana Souza (Apoio Técnico/CNPQ)

UEFS

Mirela Figueiredo Iriart

Ivan Faria

Talita Gazar (PIBIC)

Milena Nascimento (PIBIC)

Victoria Lima (PIBIC)

Geral:

Analisar os processos de transição e adaptação ao ensino superior entre jovens estudantes de cursos de graduação da UEFS e da UFRB durante os primeiros semestres de ingresso.

Específicos:

- Identificar o perfil socioeconômico e demográfico (idade, gênero, raça, classe social, moradia, trabalho, religião, estado civil, origem geográfica) dos ingressantes no período de 2016.1 a 2018.1.

- Identificar os fatores internos (pessoais) e externos (sociais) que motivaram os ingressantes a escolherem os cursos.

- Identificar as estratégias utilizadas pelos estudantes para ingressar no ensino superior.

- Analisar como tem se dado os processos de adaptação ao ensino superior no que se refere ao domínio acadêmico, interpessoal e vocacional.

- Analisar quais suportes familiares, institucionais e sociais sustentam a transição e a adaptação à vida acadêmica.

- Conhecer as diferentes formas de engajamento com a vida acadêmica no que se refere às atividades acadêmicas, políticas e culturais.

- Construir indicadores relativos às dificuldades de adaptação à vida acadêmica como fatores potenciais de evasão.

- Oferecer insumos para a construção de programas de apoio aos ingressantes e à adaptação dos estudantes ao longo do curso.

Metodologia

Estudo de natureza quanti-quali, a ser desenvolvido em duas universidades públicas baiana (Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB), com utilização de diferentes estratégias metodológicas, que vão da sistematização e análise estatística do banco de dados pertencentes às universidades sobre o perfil socioeconômico dos ingressantes, até a aplicação de questionários sobre a vida estudantil, realização de grupos focais e entrevistas em profundidade. Os sujeitos serão estudantes de cursos com diferentes perfis (licenciaturas, bacharelados, com alto ou baixo prestígio social, em diferentes áreas de conhecimento, que apresentem diferentes taxas de concorrência e evasão): licenciaturas em Educação Física, Matemática, Pedagogia, Ciências Sociais e História e os cursos de Bacharelado em Direito, Cinema e Agronomia.

Produtos previstos para 2023

1. Livro Juventudes universitárias: ingresso e permanência em perspectiva.
  2. Documentário Caminhos Abertos.