Licenciatura em Música Popular Brasileira - EaD

O curso de Licenciatura em Música Popular Brasileira, modalidade a distância, do CECULT - UFRB, pretende oferecer uma formação ampla com inovações curriculares, promovendo assim uma autonomia artística, pedagógica e intelectual do aluno. Dentro deste contexto, e na perspectiva de formar um profissional capaz de exercer a docência nos contextos de ensino formal e informal da educação musical, e na perspectiva de contemplar as especificidades culturais do Recôncavo Baiano e do estado da Bahia, elaboramos o presente projeto: uma proposta pedagógica que consolidará uma integralização para um curso de Licenciatura em Música Popular Brasileira, modalidade EaD, com duração mínima de oito semestres (quatro anos) e máxima de doze semestres (seis anos).

Perfil do egresso

O curso de Licenciatura em Música Popular Brasileira da UFRB, modalidade a distância, tem como propósito a formação de cidadãos críticos, profissionais reflexivos e capazes de atuar nas áreas da cultura, das artes e da educação, com habilidades para lidar com as novas tecnologias e educação à distância. Busca assegurar uma formação de valores éticos e profissionais, vinculados à idealização, elaboração e realização de projetos concernentes ao campo de trabalho, à formação da cidadania e à qualidade de vida social. O profissional egresso terá uma formação interdisciplinar que visa fornecer subsídios para sua atuação como professor nos mais diversos ambientes educacionais como a escola básica pública, escolas particulares, escolas especializadas, projetos de ação social, ONG’s, entre outros. Além da atuação como professor, o profissional egresso do curso deve atuar também na elaboração e análise de materiais didáticos a serem utilizados em ambientes de aprendizagem presencial ou virtual e nas demais instâncias dos ambientes educacionais. Por ser um artista-educador, também se espera que seja capaz de lidar com a música como um criador, intérprete e apreciador, não perdendo a consciência de que o fazer artístico sempre deve estar dimensionado pelas suas próprias habilidades e pelo ambiente onde se insere.

Coordenador: Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos

Denominação do Curso: Licenciatura em Música Popular Brasileira

Modalidade: Distância

Turno de Funcionamento: Integral (Diurno/Noturno)