Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Extensão

A Extensão Universitária é um processo educativo, artístico, cultural e científico que, articulada ao ensino e à pesquisa, de forma indissociável, viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e os demais setores da sociedade, orientada por princípios de dialogicidade e ética, favorecendo a interculturalidade e perspectivas pluriepistêmicas sobre os saberes. As ações de extensão serão articuladas mediante as seguintes modalidades de ação: Programa, Projeto, Prestação de Serviço e Consultoria, Curso, Evento, Publicações e outros Produtos Acadêmicos.

 

Programa Conjunto articulado de projetos e outras modalidades de ação (cursos, eventos, prestação de serviços), preferencialmente, integrando pesquisa e ensino. Tem caráter orgânico-institucional, evidência de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo. Os Programas de Extensão devem possuir no mínimo 3 (três) modalidades de ação e não têm prazo limite para sua finalização.

 

Projeto – Ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado. O projeto pode ser vinculado ou não a um programa. Devem possuir duração mínima de 06 meses e máxima de 60 meses.

 

Curso – Ação com duração determinada de caráter educativo, social, cultural, artístico, esportivo, científico ou tecnológico, que permitam a relação teoria-prática, potencializando o processo de interação Universidade-Sociedade. Podendo ser presencial ou a distância, com carga horária de, no mínimo, 04 (quatro) horas de duração, garantindo a participação de público externo.

 

Evento – Ação realizada, no cumprimento de programações específicas, oferecidas com o propósito de produzir, sistematizar e divulgar conhecimentos artísticos, esportivos e científicos, tecnologias e bens culturais, de acordo com a finalidade visada e a devida aprovação.

 

Prestação de Serviço e Consultoria – Realização de trabalho oferecido pela UFRB ou contratado por terceiros (comunidade, empresas, órgão público, etc.). A prestação de serviços se caracteriza por intangibilidade, inseparabilidade processo/produto e não resulta na posse de um bem.

 

Publicações e outros Produtos Acadêmicos – Ações de extensão realizadas visando difusão e divulgação cultural, artística, científica e tecnológica.

 

Resolução nº 057/2022

Fluxograma para a realização de eventos acadêmicos online

 

Gestora de Extensão do CECULT:

Profa. Daniele Pereira Canedo

Servidores técnicos:

Ellen Mello dos Santos

Layno Sampaio Pedra

Fim do conteúdo da página