05/05 - Webconferência #10 | Uma trajetória na música a partir do Recôncavo Baiano

Card Almir

A Série Entrenotas receberá em sua 10a edição, no dia 05 de maio, às 10h, o músico, docente e pesquisador Almir Côrtes (UNIRIO). Ele abordará alguns aspectos de sua trajetória profissional, destacando as vivências como estudante, musicista, docente de ensino superior e também como pesquisador sobre a música popular brasileira.

Almir é natural do Recôncavo Baiano, da cidade de Santo Antônio de Jesus. É músico de cordas dedilhadas (bandolim/violão/violas/guitarras), graduado em violão pela UFBA, Mestre e Doutor pela UNICAMP na área de Performance. Desde 2010 vem apresentando-se regularmente nos Estados Unidos, com especial destaque para sua apresentação como representante do Brasil no Latin Music and Culture Celebration (evento promovido pela Berklee College of Music). Possui seis CDs lançados e vem realizando concertos e oficinas no Brasil, Estados Unidos e Europa. Já dividiu o palco com artistas como Armandinho Macedo, Nailor Proveta, David Grisman, Mike Marshall e Howard Alden. Atualmente, é professor de Arranjo, Análise da Música Popular e Prática de Conjunto do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO, onde também coordena a Orquestra de Cordas Dedilhadas e a webserie Villa de Sons.

Conferencista:
Almir Côrtes – Doutor em música e docente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e coordenador da Orquestra Dedilhadas e da websérie Villa de Sons da instituição.

Mediação:
Rodrigo Heringer – Doutor em música e docente na Universidadde Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Realização:
Núcleo de Estudos em Música e Trabalho e Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT)

Link para a conferência:
Canal Entrenotas Série