14 a 17/07 - Dramaturgias em trânsito – Segunda Jornada de Arte / Pesquisas

dramaturgias

Nos dias 14, 15 e 16 de julho acontece de forma virtual o “Dramaturgias em Trânsito – Segunda jornada de Arte / Pesquisas”. Serão três dias com quatro lives sobre ferramentas dramatúrgicas das múltiplas linguagens artísticas e três performances audiovisuais, no canal do YouTube Casa/Teatro Recôncavo.

Nesta edição, os temas são as dramaturgias em perspectiva pós-dramática e decolonial. A programação reúne expressões contemporâneas que se produzem contra dogmas, valorizando, nos processos criativos, as estéticas e poéticas subalternizadas, e terá artistas do Brasil, Inglaterra e Polônia.

A jornada abrigará exposições orais e também performances inspiradas nos poemas de Rubens da Cunha, que organiza o evento junto a Maciej Rozalski.  A curadoria incluiu a dramaturgia da voz, do dançarino gritando pelo seu próprio corpo, as dramaturgias das ruas, das comunidades e das tribos.

A palavra dramaturgia se define, nesse sentido, pelo jogo das oposições e tensões, passando muito além do nível do texto dramatúrgico. A ideia é de multidramaturgias, o que não exclui a ordem e estruturação do trabalho do artista cênico, mas propõe novas estratégias que levam para o mundo interdisciplinar em artes.

Confira a programação:

DIA 14/07

16h00 – Abertura.
Participação: Dayane Ribeiro (UNILAB), Rubens da Cunha (CECULT-UFRB), Maciej Rozalski (CECULT-UFRB)

16h30 – Live 1 - Dramaturgia de cura - Encontro dos artistas curandeiros e suas metodologias decoloniais.
Participação: Cíntia Guedes (IHAC UFBA), Tina Melo (PPGAV-EBA-UFBA). Coordenação: Dayane Ribeiro Santos (UNILAB)

18h30 – Ação performática no.1 – Dayane Ribeiro

DIA 15/07

16h00 - Live 2 - Artista longe de casa – emigração, diáspora e viagem como fontes criativas.
Participação: Dariusz Kosinski (Universidade de Cracovia, Polônia), Naomi Silman (Lume Teatro, Inglaterra), Gustavo Melo Cerqueira (Pele Negra - Escola de Teatro(s) Preto(s)). Coordenação: Maciej Rozalski (CECULT UFRB)

17h30 – Ação performática no.2 – Maciej Rozalski

DIA 16/07

14h00 - Live 3 - Arte/Pesquisa.
Coordenação: Lia Lordelo (CECULT UFRB), Pedro Amorim (CECULT UFRB)

15h30 – Ação performática  no.3 – Lia Lordelo

18h:00 - Live 4 - “Cartas, Terezas, andarilhagens: a escrita em trânsito de Deisiane Barbosa".
Participação: Deisiane Barbosa. Coordenação: Rubens da Cunha (CECULT UFRB)

Para receber a certificação por e-mail, os participantes devem fazer cadastro e se inscrever no link abaixo e registrar presença durante as atividades.