08/09 - Caminhos de Inserção da Extensão nos Currículos dos Cursos de Graduação da UFRB

Captura de Tela 2021 09 06 as 13.46.12

O último encontro do ciclo de formação em curricularização da extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, com o tema “Caminhos de Inserção da Extensão nos Currículos dos Cursos de Graduação da UFRB”, vai acontecer no dia 08 de setembro, quarta-feira, às 17h, via TV UFRB, no youtube.

O evento vai contar com a participação de três professores da UFRB. Sérgio Boss, gestor do Núcleo de Educação e Ações Comunitárias da Proext e professor do Centro de Formação de Professores, e Ludmila Carvalho, Gestora de Extensão e professora do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, serão os palestrantes. A Pró-Reitoria de Extensão Tatiana Velloso está responsável pela mediação.

Desde o ano de 2016, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia constrói, coletivamente, o processo de incorporação da extensão universitária nos currículos de graduação da Universidade, em conformidade com o Plano Nacional de Educação- PNE (2014-2024).

No decorrer dos últimos anos, a UFRB conseguiu iniciar o processo de curricularização da extensão em todos os seus centros de ensino. No entanto, ainda é preciso avançar para alcançar, até 2022 a inserção da extensão nos currículos dos cursos de graduação em conformidade com o Plano Nacional de Educação que orienta os cursos de graduação a assegurarem 10% de seus créditos curriculares em programas e projetos de extensão universitária. Nesse sentido, é importante continuar o diálogo com a comunidade acadêmica e a troca de experiências com outras universidades, para compreender o tema e conhecer vivências que servem como referência para a curricularização, respeitando a realidade de cada curso e a relação com os territórios.

Com o objetivo de viabilizar o diálogo sobre os múltiplos aspectos que envolvem a curricularização, as Pró-Reitorias de Extensão (PROEXT) e de Graduação (PROGAD) da UFRB promoveram a Formação em Curricularização, com encontros que começaram em junho. Todos os seis encontros continuarão disponíveis na TV UFRB.

Para obter certificado de participação no último evento do ciclo, é necessário se inscrever no evento, na página pública do SIGAA, até o dia 15 setembro. Qualquer pessoa, com matrícula na UFRB ou não, pode participar. No primeiro acesso à página pública, é obrigatório se cadastrar, conforme orientações disponibilizadas no site da Proext.

A curricularização da extensão é o processo de inclusão de atividades de extensão no currículo dos cursos de graduação, considerando a indissociabilidade do ensino e da pesquisa. Entre os seus objetivos está a formação universitária cidadã, ética e solidária dos estudantes, proporcionando maior compreensão da dinâmica social na qual estão inseridos.

Fonte: