Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

11/04 - DJUMBAIALA - mostra de vídeos



cartaz djumbaiala Card Cláudio Manoel D. de Souza Prof. UFRB

A mostra DJUMBAIALA reúne audiovisuais (videoarte, documentários, mini vídeos) produzidos em Moçambique, Alemanha, Colômbia e Brasil (Salvador e Recôncavo) pela rede DjumbaiALa. A mostra é uma atividade de intercâmbio da UFRB (Cecult/Cahl) e a Universidade Bayreuth (Alemanha). A mostra acontece no dia 11 de abril (terça-feira), às 10h no Auditório de Cecult (Santo Amaro) e é aberto a todes.

O projeto DjumbaiALA: Diálogos de saberes africanos e afro-diaspóricos na era multimédia é construído a partir de um workshop apoiado pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) realizado do 10 ao 15 de abril de 2023 em Salvador da Bahia (Brasil), que reúne jovens pesquisadores e especialistas nas áreas de design digital, performance e estudos africanos. Esse projeto de cooperação visa a produção do primeiro e-book multimídia da rede transdisciplinar DjumbaiALA, a fim de abrir novos caminhos na comunicação científica e artística digital desta rede.

O site/portal DjumbaiALA  (em produção e atualização constante) já é uma realidade: https://djumbaiala.com/

Uma comunicação efetiva do conhecimento científico fora do campo acadêmico é uma necessidade desafiadora, especialmente quando se trata de cooperação com grupos comunitários no Sul Global. Há uma necessidade não apenas de opções de Acesso Aberto, mas também de traduções que sejam relevantes e direcionadas orientada para o grupo, que pode superar as barreiras linguísticas, socioculturais e de interpretação baseadas no conhecimento.

A criação colaborativa deste protótipo de e-book irá solidificar parcerias institucionais com o desejo de que mais e-books multimídia sejam produzidos, no futuro. Ao combinar criativamente, elementos textuais com conteúdos audiovisuais e disponibilizá-los em diferentes idiomas, a visibilidade e o alcance das pesquisas pretende trazer resultados positivos nas ciências sociais e humanas, através de parcerias. A originalidade do projeto consiste no fato de que os e-books multimídia visam uma troca de conhecimento entre o Norte Global e Sul. Dessa forma, soluções sustentáveis para desafios globais podem ser desenvolvidas, a partir do engajamento e colaboração de artistas, pesquisadores e agentes culturais comunitários.

Equipe externa:

- Valerie Gruber (Alemanha)
- Diana Mignano (Colômbia)
- Daniel Restrepo Ospina (Colômbia)
- Jonas do Nascimento (Brasil)
- Gilbert Shang Ndi (República de Camarões)


Equipe UFRB:

- Cláudio Manoel Duarte (Cecult)
- Danillo Barata (Cecult)
- Jorge Cardoso (Cahl)
- Viviane Freitas (Cecult)


Links:

https://djumbaiala.com/
https://www.youtube.com/@djumbaiala2458/videos

registrado em:
Fim do conteúdo da página