Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

24/05 - Instrumental Oriental Blues

alexandre araujo divulgacao cecult2

 

 

Alexandre Araújo vem ao Recôncavo baiano participar de atividades relacionadas à pesquisa, educação musical e performance em Música com alunes da UFRB no CECULT em Santo Amaro através do Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual (LEAA/Recôncavo). Como resultado de uma oficina de blues e música instrumental, Alexandre Araújo acompanhado dxs discentes do curso de História do Rock no Brasil (Rock BR) vão fazer um tributo à Marco Antônio Araújo tocando Abertura n. 2, música do primeiro álbum, Influências (1981). Com a banda Recôncavo Blues, criada durante a oficina, Alexandre toca clássicos do blues, R&B e boogie woogie. As bandas Recôncavo Blues Band e Rock BR são formadas por alunes da Licenciatura em Música Popular Brasileira e Produção Musical.

As apresentações serão dia 24 de maio, no CECULT em Santo Amaro (Campus Pedro Lago) às 19h, e no CAHL, em Cachoeira, dia 25 de maio, 20h. Anderson Brasil e o Atlântico Negro abrem os shows. A entrada é franca.

Alexandre Araújo é um músico e compositor mineiro precursor do blues em Belo Horizonte e Minas Gerais na década de 80. Alexandre se iniciou no blues, mas foi como guitarrista de música instrumental e rock progressivo que nos anos 80 fundou o grupo Mantra, e participou da realização de toda obra de seu irmão, o também músico e compositor Marco Antônio Araújo. A obra de Marco Antônio Araújo é considerada fundamental na história da música instrumental e do rock brasileiro. Dono de uma técnica própria de guitarra, Alexandre Araújo é multi-instrumentista e toca violão, gaita, viola de orquestra, e o Sitar, instrumento indiano milenar de rara beleza que traz elementos da música oriental e universal à sua música.

Esse projeto é uma realização do Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual (LEAA/Recôncavo) com a Licenciatura em Música Popular Brasileira (CECULT), Canal Arte ao Vivo (CECULT), Centro Acadêmico Diversidade, Movimento e Poder (CECULT), Licenciatura em História (CAHL) e Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. São parceiros desse projeto a Casa do Samba de Dona Dalva, o Festival Cachoeira Agosto do Blues e o São Félix Rock Festival.

registrado em:
Fim do conteúdo da página