26 e 27/10 - Performance “Euphorico: Plissê – Presente para Judite”

2016 octobre Euphorico 2016 d

O Grupo X de Improvisação em Dança, em parceria com a Cie Artmacadam, realiza no mês de Outubro a 12ª edição da residência artística internacional Brasil/França intitulada "Euphorico: Plissê". Projeto de extensão coordenado pelo Professor Eduardo Oliveira, da Escola de Dança da UFBA, a residência propõe oficinas, debates e apresentações artísticas em diversos espaços de Salvador e Santo Amaro, também em parceria com a UFRB.

A proposta trata sobre memórias e afetos construídos com o passar do tempo. O que fica em nós das experiências vividas e como atualizamos as lembranças. Em 2016, 0 intercâmbio faz parte das comemorações dos 10 anos do espetáculo "Judite quer chorar, mas não consegue!", criado por Eduardo Oliveira, e convida o espectador para, junto aos artistas, criar um Presente para Judite. Assim, desenhos, objetos, fotografias, roupas e projeções compõem a cenografia da proposta cênica criada no instante da apresentação.

Nessa troca entre nós, o outro e o ambiente vamos (re)construindo através da improvisação em dança as memórias de Judite e do intercâmbio artístico entre o Grupo X e a Cie Artmacadam, ao mesmo tempo em que criamos outras diversas a partir dos materiais gerados pelo público, servindo de estímulo para outras apresentações.

O que: Performance “Presente para Judite”

Quando: 26 de outubro – 15h – Espaço Xisto Bahia (Barris)

27 de outubro – 18h – Praça do Rosário (Santo Amaro)

Quanto: Gratuito

Atividades artístico-pedagógicas

Outro ponto de relevância do projeto Euphorico, desde o seu início, refere-se às atividades artístico-pedagógicas desenvolvidas em parcerias com escolas e instituições culturais tanto no Brasil como na França, tendo até então atingido um público variado, desde crianças, a adolescentes, artistas profissionais e amadores, pessoas com deficiência e estudantes de arte.

Para a oficina a ser realizada no Espaço Xisto Bahia, dia 26 de outubro, das 9h:30 às 11h, pretende-se desenvolver estratégias metodológicas que estimulem as crianças a colaborarem com a pesquisa de movimento e também na construção de elementos cênicos para a performance “Presente para Judite” a ser realizada, no mesmo dia e local, à tarde.

O que: oficina “Euphorico: Plissê”

Quando: 26 de Outubro – 9h:30min às 11h (Espaço Xisto Bahia)

Quanto: Gratuito

Informações: facebook/grupoxdeimprovisacao