10 e 11/11 - Seminário Internacional sobre Preservação Audiovisual

Nos dias 10 e 11 de novembro, convidados da Argentina, Brasil e Uruguai estarão reunidos em Salvador para o Seminário Internacional sobre Preservação Audiovisual no Mercosul. O evento, que traz como tema a ‘Preservação Audiovisual entre o Global e o Local’, pretende debater a preservação dos acervos audiovisuais nesses países e traçar possíveis ações conjuntas.

O Seminário é uma realização do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CECULT/UFRB) e conta com a participação de gestores e preservadores audiovisuais da Argentina (Museo del Cine Pablo Ducrós Hicker;  CINAIN – Cinemateca y Archivo de la Imagen Nacional), Uruguai (Archivo Nacional de la Imagen; Cinemateca Uruguaia) e Brasil (ABPA – Associação Brasileira de  Preservação Audiovisual, Cinemateca do MAM-RJ, Núcleo de Memória da DIMAS/FUNCEB; Filmografia Baiana).

Coordenado pela prof. Laura Bezerra, do CECULT, o evento está vinculado ao projeto de pesquisa Preservação audiovisual entre o global e   o local (I): Políticas de preservação audiovisual em países latino-americanos (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e a influência de instâncias transnacionais”, desenvolvido no âmbito do MOTRIZ – Laboratório de Políticas e Gestão da Cultura do CECULT.

Programação

Na quinta-feira (10), às 15h, será realizada uma mesa de debate aberta ao público sobre a preservação audiovisual no Mercosul. O evento é gratuito e acontece no Cine Itaú Glauber Rocha, em parceria com o XII Panorama Internacional Coisa de Cinema. No dia seguinte, os participantes estarão reunidos durante todo o dia no Icba/Goethe-Institut para definir recomendações para a preservação audiovisual na região.

Serviço:

Mesa de debate sobre a preservação audiovisual no Mercosul (XII Panorama Internacional Coisa de Cinema)

Data: 10 de novembro

Local: Cine Itaú Glauber Rocha (Praça Castro Alves, s/n – Centro, Salvador-BA)

Participantes:

Fernando Madedo (ARG)

CINAIN - Cinemateca y Archivo de la Imagen Nacional

Hernani Heffner (BRA)

Cinemateca do MAM-RJ e ABPA – Associação Brasileira de Preservação Audiovisual

Juan Jose Mugni (URU)

Archivo Nacional de la Imagen/SODRE

Laura Bezerra (BRA)