12/03 - Workshop “As Matrizes Africanas na Música Popular Brasileira | Método UPB por Letieres Leite”

Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz realizam concerto e workshop gratuitos em Santo Amaro. A ação faz parte do projeto “JazzTrio pela Baía”, que passará por cinco cidades da Baía de Todos os Santos no mês de março: São Francisco do Conde (11/03), Santo Amaro (12/03), Cachoeira (18/03), Madre de Deus (19/03) e Salvador (a definir).

No concerto, a Orkestra Rumpilezz apresenta repertório conectado com seus 10 anos de história musical, com canções de seus dois discos autorais, “Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz” (2009) e “A Saga da Travessia” (2016).

17103293 10154392593001453 8074195216848904391 n

O projeto realiza também o workshop “As Matrizes Africanas na Música Popular Brasileira | Método UPB por Letieres Leite”. Voltado para músicos, estudantes de música e interessados em geral, o workshop apresenta o Método UPB – Universo Percussivo Brasileiro, criado por Letieres, que trata da matéria de transmissão de claves e desenhos rítmicos do universo percussivo baiano para instrumentos e promove uma reflexão sobre a formação da música de consequência da diáspora negra na Bahia.

O projeto “JazzTrio pela Baía” conta com o apoio institucional do Instituto Rumpilezz e é patrocinado por Vivo e Governo da Bahia, através do FazC

ultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria da Cultura do Estado da Bahia.

Workshop “As Matrizes Africanas na Música Brasileira |Método UPB por Letieres Leite”

A INTENÇÃO DESTE CURSO É PROMOVER UMA REFLEXÃO CRÍTICA ACERCA DA ESTRUTURA DA MÚSICA BRASILEIRA E SEU ENSINO MUSICAL NO BRASIL.

A PARTIR DE UMA ANÁLISE HISTÓRICA, VIVÊNCIAS MUSICAIS DE CLAVES E DESENHOS RÍTMICOS E PRÁTICA MUSICAL COLETIVA, COM ESTUDOS DESENVOLVIDOS PARA ESTE CURSO, O PESQUISADOR E EDUCADOR LETIERES LEITE COMPARTILHA REFLEXÕES E PROMOVE O ENRIQUECIMENTO DE ABORDAG

ENS RÍTMICAS A RESPEITO DA MÚSICA BRASILEIRA.

High Light | Método UPB

Consequência de uma pesquisa de cerca de 30 anos pelo músico e educador Letieres Leite, nos últimos cinco anos, o Método UPB vem circulando em workshops e palestras dentro e fora do Brasil, com destaque ao convite da Berliner Jungend Jazz Orchestra (Alemanha) e às oficinas no San Jose Jazz Festival (EUA), Festival Grandes Bandas Grandes (Campinas), Conservatório Musical Souza Lima (São Paulo) e master classes no City College of New York (EUA) e no New York Library for the Arts (EUA).

Na Bahia, na direção do 3º ano do projeto Rumpilezzinho | Laboratório Musical de Jovens, o método vem sendo protagonizado também no Programa de Qualificação Musical do Centro de Formação em Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia, onde Letieres assina a coordenação artística-pedagógica, ​e como consultor, também no programa municipal Arte no Currículo, do município de Salvador.​

Serviço | JazzTrio pela Baía

SANTO AMARO

Data: 12/03, domingo

Workshop - As matrizes africanas da música brasileira | Método UPB por Letieres Cine Teatro Dona Canô, das 10h às 13h.

Inscrições gratuitas: https://goo.gl/forms/UfHxJc8y9iZ0Qp953

Apresentação Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz

Praça da Igreja da Matriz, 18h, grátis.