Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

27/07 - Clube da Radiola debate LP censurado de Gal Costa

 

Cartaz India cor1 1

O álbum “Índia”, da cantora Gal Costa, que teve a capa censurada na época do lançamento, será o tema do Clube da Radiola do dia 27 de julho. O encontro é gratuito e visa reunir os interessados na cultura dos discos de vinil. A atividade começará às 21 horas, no Miau Point do Espetinho, no centro de Santo Amaro. A atriz, dançarina, cantora e professora Lia Lordelo apresentará o LP de Gal, que foi lançado em 1973, durante a ditadura militar no Brasil.

O disco “Índia” teve direção musical de Gilberto Gil, que também atuou como músico na gravação. No LP, Gal Costa interpreta composições de Gil, Luiz Melodia, Caetano Veloso, Lupicínio Rodrigues, entre outros autores. Além da liberdade e do ecletismo no repertório, o que marcou a história deste vinil de Gal foi a polêmica em torno da capa, cuja imagem foi proibida pela censura. O disco foi comercializado na época embrulhado em um plástico azul.

Lançado pela gravadora Philips (atual Universal Music), o LP tem nove faixas (35 minutos de duração). Os maiores hits do álbum foram a faixa-título e as canções “Volta” e “Desafinado”. Lia Lordelo, que comentará o álbum, tem um profundo conhecimento deste trabalho de Gal. A professora, artista e pesquisadora montou em 2014 o espetáculo “RE TRATE”, em que interpretou todas as canções do disco. O projeto, feito em parceria por Lia, Alexandre Guimarães e Vicente Queiroz, foi indicado a três categorias do Prêmio Caymmi de Música 2014 (Show Revelação, Intérprete Feminino e Destaque para Figurino).

Serviço
Clube da Radiola – “Índia” de Gal Costa
Apresentação: Lia Lordelo
Quando: 27 de julho de 2018, às 21 horas
Local: Miau Point do Espetinho (centro de Santo Amaro)
Atividade gratuita e aberta

registrado em:
Fim do conteúdo da página