Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

21/05 - As vulnerabilidades nas epidemias: um olhar sobre a mortalidade na cólera no Rio de Janeiro em 1855-56

98158235 10222657923221861 1548203283481362432 o

A conversa faz parte da série Epidemias e a população afro-brasileira, coordenada pelos professores Kleber Amancio e Luciana Brito.

 

A convidada da conversa é a Profa. Kaori Kodama (Fiocruz) e terá como tema As vulnerabilidades nas epidemias: um olhar sobre a mortalidade escrava na cólera no Rio de Janeiro em 1855-56. O evento acontecerá no dia 21 de maio, a partir das 17h, e será transmitido ao vivo pelo youtube por esse link. 

 

Kaori Kodama

Atualmente professora visitante na Université Paris 1, Panthéon-Sorbonne com bolsa da Capes. É pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz) e professora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, e do Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz. Trabalha na área de história das ciências no Brasil e tem na experiência área de história e historiografia do Brasil-império, com livro publicado sobre a etnografia indígena no IHGB, entre as décadas de 1840 e 1860. Tem pesquisas sobre temas ligados à constituição das ideias de raça e relações com o discurso médico-científico no Brasil, tais como: viajantes no Brasil-Império; epidemia de cólera no Rio de Janeiro no Oitocentos; escravidão e saúde; as relações médico-científicas e a imigração japonesa. Atualmente seus projetos se vinculam à história de divulgação científica no Brasil oitocentista e na Primeira República, trabalhando com temas da história da imprensa, dos mediadores culturais e da circulação de saberes. Participa dos seguintes grupos de pesquisa do CNPq: Escravidão, Raça e Saúde; História da Medicina e da Saúde: espaços institucionais e atores; Imprensa e Circulação de Ideias: o papel dos periódicos nos séculos XIX e XX. 

 

VEJA A CONVERSA AQUI.

registrado em:
Fim do conteúdo da página