Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

24/09 - Processos Criativos: autobiografia e ancestralidade em artes visuais

120091650 364734228229166 5784340671406127626 o

Dia 24 de setembro, às 19h, o Diretório Acadêmico do Cecult realiza bate-papo sobre "Processos Criativos: autobiografia e ancestralidade em artes visuais" com a artista visual, diretora de arte, educadora, figurinista e maquiadora Tina Melo e o prof. Dr. Kleber Amancio (Cecult/UFRB).

O bate-papo será tansmitido através do instagram @rere.ufrb.


TINA MELO - Nascida em Cachoeira no Recôncavo baiano, Tina Melo é filha de costureira e neta de bonequeira e agricultora. Teceu os fios da arte ainda no Recôncavo, e desde 2001 atua na área artística, entrecruzando arte e questões sociais e políticas, como uma via de reflexão sobre o nosso tempo. Graduou-se em Artes Plásticas na Escola de Belas Artes da UFBA, onde hoje é Doutoranda em Artes Visuais. É Mestra em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas pela UFRB e Especialista em Estudos Étnicos e Raciais pelo IFBA. Artista Visual, diretora de arte, educadora, figurinista e maquiadora, trabalha com visualidades da cena desde 2007, desenvolvendo projetos para espetáculos e filmes. Suas pesquisas e obras artísticas – que transitam entre a performance, videoarte, instalação, intervenção urbana e outros meios – discutem questões de gênero e raça na diáspora africana, bem como suas implicações para (con)formação da sociedade brasileira. Trabalhou com figurino e maquiagem de diversos espetáculos teatrais e com a direção de arte dos filmes: Cinzas (2016 - Larissa Fulana de Tal), Café com Canela (2017-Glenda Nicácio e Ary Rosa), Ilha (2018- Glenda Nicácio e Ary Rosa).

KLEBER AMANCIO - É Professor do (CECULT/UFRB). Possui graduação, bacharelado e licenciatura, em História pela Universidade Estadual de Campinas (2006), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2010) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2016). Foi pesquisador visitante na Harvard University (2014-2015). A principal área de pesquisa é História do Brasil nos séculos XIX e XX, com publicações em temas tais como história de Campinas, do Rio de Janeiro, da escravidão, da abolição, do pós-abolição, da literatura e da arte.

registrado em:
Fim do conteúdo da página