Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

02/12 - Série Entrenotas - Sobre o "gosto do exótico" e a globalização das músicas brasileiras

WhatsApp Image 2020 11 28 at 08.50.06

A Série Entrenotas, em sua sétima edição, receberá a prof. Dra. Lúcia Campos - docente na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Etnomusicóloga, cientista social, percussionista e educadora, formada em Música e Letras pela UFMG, Lúcia Campos fez mestrado na mesma instituição sobre as escolas de Hermeto Pascoal no choro, no forró e nas bandas de pífanos; em seguida, fez mestrado em Antropologia, na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), sobre a circulação do músico Siba Veloso e seu grupo Fuloresta, formado por mestres do maracatu de baque solto, em festivais europeus. Fez o doutorado na mesma instituição sobre as relações e fricções entre os mundos da "cultura popular" em Pernambuco e os festivais de "world music" na Europa. Foi residente pós-doutoral na Escola de Música da UFMG de 2017 a 2020, com pesquisa sobre os processos de aprendizagem musical e patrimonialização das folias de reis em MG.

Na conferência a integrar a sétima edição do projeto, a investigadora apresenta alguns resultados de pesquisa etnográfica empreendida em festivais, circuitos e feiras de "world music" entre o Brasil e a Europa nos anos de 2008 a 2013, com foco em trajetórias de grupos de "cultura popular", de modo a compreender as redes, escutas, tensões e negociações entre mundos musicais.

Link para a conferência: https://www.youtube.com/watch?v=HcX9n35TD0E

 

Conferencista:

Lúcia Campos – Docente na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), envolvida com as áreas de Etnomusicologia e Educação Musical.

Mediação:

Rodrigo Heringer – Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Realização:

Núcleo de Estudos em Música e Trabalho e Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (UFRB)

registrado em:
Fim do conteúdo da página