16/12 - Série Entrenotas - Formas de organização e sustentação de grupos musicais de Londrina

131053013 2787803841540408 1704763753367510430 n

A oitava edição da Série Entrenotas contará com a presença do prof. Dr. Júlio Erthal – Professor Colaborador no Bacharelado em Música da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Doutor em Musicologia (linha da Etnografia das Práticas Musicais) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Mestre na mesma área e linha de pesquisa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o pesquisador possui graduação em Música - habilitação: Licenciatura pela Universidade Estadual de Londrina (2008), graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense - habilitações em publicidade e propaganda / jornalismo (2000/2002). É flautista e saxofonista atuante em gêneros da música popular, tais como: o choro, o samba, o pagode, o forró, a salsa, a cumbia e outros.

Nesta conferência, Erthal abordará alguns aspectos trabalhados em sua investigação de doutorado, por meio da qual buscou responder à seguinte pergunta: quais os principais problemas encontrados pelos grupos musicais para trabalhar com performance e como eles se organizam para superá-los, de maneira a dar continuidade à sua atividade? Por quase dois anos ele investigou a forma como quatro conjuntos musicais londrinenses lidaram com um cenário muitas vezes instável, adverso para sua atuação, buscando assim compreender as ações que empreenderam com o objetivo de dar sustentação ao seu trabalho".

A apresentação contará ainda com a participação da profa. Dra. Laize Guazina, que coordena um projeto de coleta e divulgação de informações acerca do trabalho musical, também vinculado à UNESPAR.

Transmissão pelo Canal Entrenotas Série.

Conferencista:

Mediação:

Rodrigo Heringer – Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Realização:

Núcleo de Estudos em Música e Trabalho e Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (UFRB)