Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

MasterClass: Reconcavando o Saber com Carlinhos Brown

Publicado: Segunda, 21 Junho 2021 14:21

IMG 20210621 WA0017


O cantor, compositor, arranjador, multi-instrumentista, técnico do The Voice Brasil, do The Voice Kids e artista visual Carlinhos Brown fará o Masterclass de abertura do semestre do CECULT na terça-feira (06/07) às 19 horas. O canal TV UFRB do YouTube transmitirá o papo com o artista, que foi o primeiro músico brasileiro a fazer parte da Academia do Oscar e a receber os títulos de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura e Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia.

Os masterclasses do CECULT vêm trazendo as ideias de grandes nomes das artes e do pensamento da Bahia desde a inauguração do centro, em 2013, quando o santo-amarense Caetano Veloso fez a aula inaugural. De lá para cá houve masterclasses com os artistas visuais Emanuel Araújo (2014) e J. Cunha (2019), que é o criador da identidade visual do Cecult; com os músicos Matheus Aleluia (2018) e Roberto Mendes (2015), entre outros.

O masterclass “Reconcavando o Saber” é aberto ao público. A conversa com Brown será mediada pelas jornalistas, professoras e pesquisadoras do CECULT Tatiana Lima e Nadja Vladi.

Além de aberto ao público, o masterclass também é um evento de extensão registrado na Proext/UFRB e irá emitir certificados. Mas fique atento! Para ter direito ao certificado de participação é necessário inscrever-se antes através do site sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/public, clicando em “visualizar cursos ou eventos” e buscando o evento na lista, ou então entrando diretamente no link https://sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794391.

Se você já tiver cadastro no sistema Sigaa, basta clicar no evento e confirmar a inscrição. Mas se este for o seu primeiro evento na UFRB, será necessário realizar antes um cadastro simples para poder confirmar a inscrição. Após o preenchimento do cadastro, você poderá ter acesso a essa e outras atividades de extensão da UFRB. O cadastro é gratuito e aberto a qualquer pessoa, seja discente ou da comunidade externa.

Acompanhe e participe em:
https://www.youtube.com/watch?v=ROJV5kf1Ld4.

 

Mais sobre Carlinhos Brown:

Primeiro músico brasileiro a fazer parte da Academia do Oscar e a receber os títulos de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura e Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia, cantor, compositor, arranjador, multi-instrumentista, técnico do The Voice Brasil, do The Voice Kids e artista visual, o esteta intuitivo e gestual Carlinhos Brown é reconhecidamente um dos artistas mais criativos e inovadores da cultura brasileira, com uma trajetória consagrada através de sua atuação musical, social e percussiva, e pela exuberância das suas performances.

Entre 2020 e 2021, quatro novos álbuns nasceram sob o Selo do artista, a Candyall Music: “Axé Inventions – Àjààlà”, em comemoração aos 35 anos do Axé Music, primeiro álbum voltado inteiramente para o gênero; “Umbalista” e “Umbalista Verão”, álbuns que reúnem grandes sucessos de sua trajetória, além de versões inéditas de composições autorais consolidadas nas vozes de outros artistas; e o álbum infantil “Paxuá e Paramim em: A floresta dos rios voadores”, reunindo 10 canções com mensagens de preservação do meio ambiente. Carlinhos também é responsável pela criação do Programa de Pertencimento Ambiental, que por meio de cartilhas educacionais infantis aborda o tema da Educação Ambiental, reconectando o vínculo sentimental do ser humano à natureza.

Ao longo de sua trajetória, o mestre que já formou mais de 15 mil músicos espalhados pelo mundo, promoveu diversas revitalizações rítmicas, sempre desenvolvendo ricas e significativas conexões com suas raízes ancestrais. Entre os diversos prêmios recebidos em toda carreira, destacam-se um Prêmio Goya, dois Grammys Latinos e 08 indicações, além do troféu entregue em reconhecimento à sua atuação como arte-educador pela ISME - Sociedade Internacional de Educação Musical.


Foto: Magali Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página