Naomar Filho aborda inovações na universidade na Aula Inaugural do Cecult

Naomar pessoas 5 1

Uma universidade aberta ao diálogo entre as diversas disciplinas, áreas de conhecimento e culturas, que valorize e inclua saberes desenvolvidos fora da academia, é uma proposta do Cecult e também um dos interesses de pesquisa e de atuação do professor Naomar de Almeida Filho. O ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (2002-2010) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (2013-2017) fará a Aula Inaugural do Cecult na segunda-feira (05/07) às 19 horas, no canal TV UFRB do YouTube.

O tema da fala de Naomar é "Transversalidade na Universidade: Bacharelados, Licenciaturas, interdisciplinares, interculturais, transepistêmicas". As inovações curriculares e também a pandemia Covid-19 poderão ser debatidos com o professor titular de Epidemiologia da UFBA, que é também médico, mestre em Saúde Comunitária, Ph.D. em Epidemiologia e Doctor of Science Honoris Causa da McGill University (Canadá). Em 2020 ele publicou o artigo “Modelagem da pandemia Covid-19 como objeto complexo (notas samajianas)”.

Naomar tem ampla produção acadêmica sobre a universidade e sua relação com a sociedade, destacando-se os livros “Universidade Nova: Textos Críticos e Esperançosos”, em coautoria com Boaventura Sousa Santos, “A Universidade no Século XXI: Para uma Universidade Nova”, em coautoria com Fernando Seabra Santos, “A Quarta Missão da Universidade”. Atualmente coordena o INTEQ-Saúde Inovação, Tecnologia e Equidade em Saúde, é professor visitante no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e desenvolve estudos sobre a relação entre universidade, educação, história e sociedade.

Além de aberta ao público, a aula inaugural de Naomar de Almeida Filho também é um evento de extensão registrado na Proext/UFRB qqe irá emitir certificados. Mas fique atento! Para ter direito ao certificado de participação, é necessário inscrever-se antes através do site sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/public, clicando em “visualizar cursos ou eventos” e buscando o evento na lista, ou então entrando diretamente no link https://sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794390.

Se você já tiver cadastro no sistema Sigaa, basta clicar no evento e confirmar a inscrição. Mas se este for o seu primeiro evento na UFRB, será necessário realizar antes um cadastro simples para poder confirmar a inscrição. Após o preenchimento do cadastro, você poderá ter acesso a essa e outras atividades de extensão da UFRB. O cadastro é gratuito e aberto a qualquer pessoa, seja discente ou da comunidade externa.

Para acompanhar a aula inaugural de Naomar de Almeida Filho, basta acessar o link: