Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Escritoras Negras e Psicanálise Amefricana

 

WhatsApp Image 2022 07 01 at 08.27.45WhatsApp Image 2022 07 01 at 08.27.44


Acontece no dia 11 de julho, às 14h, o bate-papo "Escritoras Negras e Psicanálise Amefricana" com duas escritoras negras - Evelyn Sacramento e Eliane Marques. Eliane Marques falará sobre psicanálise amefricana e lançará seu mais novo livro "O poço das Marianas". Evelyn Sacramento, estudante da LIA, falará do seu livro "Menina Nicinha", recentemente publicado pela "Lendo Mulheres Negras". O bate-papo acontece em formato presencial no Cecult em Santo Amaro.

O bate-papo será mediado por Edlamar França, psicóloga, e Sarah Carneiro, poeta e professor do Cecult. A atividade está sendo organizada pelas professoras Ana Urpia, coordenadora do projeto Criamundos, e pelos professores Sarah Carneiro, Kelly Barros e Raimundo Riberio, parceiros do projeto. O projeto Criamundos atua no campo da promoção da saúde, articulando saberes do "campo psi", das artes e da cultura afro-brasileira e compõe um dos programas de extensão mais antigos do Cecult, o Cultura e Negritude, coordenado pela Professora Rita Dias. Pra quem tem interesse no certificado da atividade, deve se inscrever até o dia 11/07.

Evelyn Sacramento é Mestra pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudo Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), possui graduação em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde também é graduanda na Licenciatura Interdisciplinar em Artes. Pesquisadora de cinema negro e africano, escritora e co-fundadora do projeto e editora Lendo Mulheres Negras. Em 2021, lançou seu primeiro livro infanto-juvenil Menina Nicinha.

Eliane Marques é Psicanalista, poeta e tradutora. Nascida em Sant’Ana do Livramento, na fronteira entre Brasil e Uruguai, graduou-se em Pedagogia e Direito, é Mestre em Direito Público, Especialista em “Constituição, Política e Economia”. Mantém uma coluna quinzenal sobre cultura e psicanálise no jornal Zero Hora. Tem poemas publicados nas revistas norte-americanas The Common (nº 20) e Prairie Schooner (volume 95) e nas revistas brasileiras Cult e Piauí, entre outras. Coordena a editora Escola de Poesia Amefricana e o selo Orisun oro, que visa à tradução e à publicação de livros de mulheres poetas amefricanas no Brasil. É docente na Après Coup Porto Alegre Psicanálise e Poesia, onde também coedita a revista de psicanálise e cultura Anna O. Trabalhou como roteirista, produtora executiva e diretora do documentário Wole Soyinka – A forja de Ogescritoras negras, psicanálise amefricana

Publicou os poemários o poço das mariana (Escola de Poesia, 2021), e se alguém o pano (Prêmio Açorianos na categoria Poema, Escola de Poesia, 2016), Relicário (Grupo Cero, 2009) e as traduções Pregão de Marimorena, da poeta afro-uruguaia Virginia Brindis de Salas (Figura de Linguagem, 2021), Cabeças de Ifé, da poeta afro-cubana Georgina Herrera (Orisun oro, 2021) e O trágico em Psicanálise, da psicanalista argentina Marcela Villavella (Psicolibro, 2012).

registrado em:
Fim do conteúdo da página