Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

VII Caruru do Cecult

card caruru 2022 15h

 

O 27 de setembro é de saudar os ibejis e de oferta de caruru para Cosme e Damião. Em Santo Amaro, no Recôncavo da Bahia, este dia já consta do calendário do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Cecult/UFRB), que realiza a sétima edição do seu caruru exatamente nesta data, em seu pavilhão de aulas, das 15h às 22h. Aberto gratuitamente à comunidade, o evento festeja o aniversário do Cecult e é envolto por uma programação artístico-cultural que também acolhe o “Paisagem Sonora”, festival que terá sua quarta edição entre os dias 17 e 19 de novembro, promovido pela UFRB e Fundação Nacional de Artes (Funarte).

O Cecult foi oficialmente criado num 27 de setembro, no ano de 2013. Desde seu primeiro aniversário, em 2014, o caruru, organizado por professores e técnicos, comemora a existência deste centro de ensino, que representa uma experiência pioneira, inspirada nos estudos interdisciplinares nos campos da cultura, das tecnologias, das linguagens artísticas, da engenharia do espetáculo e da economia criativa no interior da Bahia. Suspenso por dois anos por conta da pandemia da Covid-19, o evento é retomado agora e se manifesta em encontro, comida afetiva, sincretismo cultural-gastronômico e celebração coletiva.

A própria comunidade acadêmica protagoniza a programação, com atividades lúdicas e artísticas. Neste ano, será oferecida uma Oficina de Musicalização para Crianças, com o Coletivo Xaréu, às 15h, seguida, a partir das 16h, de uma hora de brincadeiras. Às 17h, performances artísticas são apresentadas. Às 17h30, inicia-se a reza de Cosme e Damião, para então ser aberto o caruru, às 18h.

O Samba Chula João do Boi é o grande destaque do dia. Criado pelo mestre João do Boi, um dos maiores representantes da tradição do samba de roda e da cultura popular da Bahia, o grupo abre a roda a partir das 18h30. Para finalizar, o Coletivo Xaréu e o Clube da Canção fazem música até o fim da festa.

 

VII CARURU DO CECULT

Quando: 27 de setembro (terça-feira), 15h às 22h

Onde: Pavilhão de aulas do Cecult/UFRB – Santo Amaro

Quanto: Gratuito

Programação:

15h00 – Oficina de Musicalização para Crianças com Coletivo Xaréu

16h00 – Brincadeiras com as crianças

17h00 – Performance artística coletiva

17h30 – Reza de Cosme e Damião

18h00 – Caruru dos Meninos

18h30 - Samba Chula João do Boi

20h30 – Coletivo Xaréu e Clube da Canção

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página