Professor do Cecult tem canção gravada pelo violonista e compositor Guinga

O professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Anderson Brasil teve sua canção “Barqueiro Negro”, em parceria com o cineasta Celso Prudentes, gravada por Guinga, um dos principais violonistas e compositores da música popular Brasileira, considerado um dos maiores e mais importantes nomes da música mundial na contemporaneidade. A música, que foi apresentada na 18ª Mostra Internacional do Cinema Negro (Micine) pelo próprio Guinga, matiza uma poesia que transversaliza o atlântico negro, concebendo influências que perpassam Dori Caimmy e Ivan Lins, trazendo ainda uma das cantoras mais importantes do cenário musical atual, a cantora Ilessi.

O professor Anderson Brasil atua no curso de Licenciatura em Música Popular Brasileira, do Centro de Culturas, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), lecionando as disciplinas Violão, Harmonia e História da Música. Possui pesquisas publicadas acerca de questões emergentes, como a vulnerabilidade social e a violência que está presente em muitas comunidades tradicionais e periféricas em todo o Brasil, buscando em sua tessitura sociomusical o combate à “folclorização” de saberes e crenças das populações tradicionais. Os seus livros, “Batucando aqui, trabalhando ali” e “Música e periferia”, denunciam a violência que alcança os negros brasileiros por meio de concepções literárias visceralmente brasileiras.

Anderson Brasil - Foto: Pablo Moreno.

Fabrício Dalla Vecchia, coordenador do curso de Licenciatura em MPB pontua a importância desta parceria para a UFRB. “Ao ouvir a obra “Barqueiro Negro” de Anderson Brasil, recentemente gravada por Guinga e Ilessi, a gente pode imaginar a proporção a que o conceito de autenticidade pode chegar. Guinga, é como uma espécie de ontem e hoje ao mesmo tempo da nossa música, uma espécie de estado da arte em pessoa. Grandes nomes não faltam para enumerar as parcerias dele no cancioneiro brasileiro. A envergadura da obra do professor Anderson Brasil motiva e orgulha discentes e comunidade do CECULT/UFRB”.

De maneira poética o professor Anderson descreve que a música é o mar que o conduziu a lugares inimagináveis. “Me transportei enquanto menino preto de um dos bairros periféricos mais violentos da cidade de Salvador na Bahia para fazer um pós-doutorado em outro continente. Foram as mesmas águas que me presentearam com a gravação de uma de minhas canções por um dos maiores gênios da música mundial”.

Cantor, compositor e instrumentista, ele celebra parcerias em algumas de suas obras com baluartes da música brasileira, como Rosa Marya Colin e Lula Barbosa. Suas canções já foram gravadas por cantores como Fabiana Cozza, Tiganá Santana, Aiace Félix e instrumentistas, tais como Fi Maróstica, Rowney Scott, Ivan Sacerdote, entre outros.

Para a estudante de Licenciatura em MPB, Suzi Jardim, visualizar um acadêmico que também trabalhe seu lado artístico é um processo rico. “ É muito importante ver um educador nesse lugar de criador em  parceria com pessoas tão potentes e importantes para a música popular brasileira, ou seja é como se a gente  pudesse ver a teoria e a pratica caminhando juntos”.

Anderson Brasil reitera que essas conquistas são importantes, pois podem reverberar, alcançando os seus alunos, alargando os seus sonhos e os lançando a enfrentar os desafios impostos a jovens negros que sonham em viver por meio da música.

Saiba mais sobre o curso de Licenciatura em Música Popular Brasileira da UFRB em ufrb.edu.br/lmpb.