UFRB participou da 13ª Bienal da UNE com a Caravana da Diversidade

FOTO 1 CARAVANA DA DIVERSIDADE

A Caravana da diversidade, como carinhosamente foi batizada pelos estudantes, partiu na madrugada do  dia 31/01, para representar a UFRB na maior mostra de arte e articulação estudantil da América Latina. Pautada pelo senso de coletividade, pluralidade e principalmente pelo respeito, a caravana abarcou um grande número de pessoas negras, LGBTQIAPN+ e dos povos tradicionais do Recôncavo da Bahia.

A UFRB é um espaço relevante na produção de conhecimento, comprometida e engajada com as outras formas de pensar, refletir, sobretudo na construção de um espaço plural de valorização de novas epistemologias de saberes negros e tradicionais. Com todo seu engajamento político e científico, contribui para que a sociedade brasileira possa gozar não somente das políticas públicas destinadas à população, como também é responsável pela promoção de uma nova identidade à comunidade acadêmica em nosso País, incorporando identidades pautadas nas comunidades: Negras, LGBTQIAPN+, Quilombolas, dos Povos Originários e principalmente na identidade popular do Recôncavo da Bahia.

A 13ª Bienal UNE foi realizada na cidade do Rio de Janeiro de 2 a 5 de fevereiro de 2023. Promovendo um reencontro de jovens de todo o país, após dois anos de pandemia da COVID-19: foram esperados cerca de 10 mil estudantes para ocupar a Fundição Progresso, no bairro da Lapa, na capital carioca. O festival reuniu cultura, arte, ciência e tecnologia, além de mapear e inaugurar produções importantes dos estudantes das universidades brasileiras.

O encontro também marcou uma agenda política importante para o país como primeiro encontro estudantil logo depois da posse do presidente Lula, com o compromisso de instigar a construção de um Programa de Reconstrução para o Brasil. Este encontro foi a retomada da educação e da cultura como prioridades no país, "... na Bienal com a presença da juventude de todas as regiões do Brasil, retomamos a pedra fundamental da cultura no nosso país. Construímos o ecossistema propício para que jovens do Brasil todo se reaproximassem, se reconhecessem, se expressassem e se conectassem", disse Bruna Brelaz, presidenta da UNE.

FOTO 2 ESTUDANTES UFRB

"Acredito que para além desse encontro de diversidades e culturas trazidas pelos jovens, esse evento foi mais um pontapé para que pudéssemos retomar nossas atividades com mais força e esperança de novas oportunidades para um futuro promissor de conquistas!" - Bruna Santana, mulher preta de 24 anos integrante da JR BA (Salvador-BA).

"Para além de articulação, conexão e fortalecimento, que são sim forças motrizes para essa viagem, acredito que cada um tenha o melhor de si para dar durante esse processo, seja em produções ou na comunicação interpessoal, fazendo o recorte das corpas LGBTQIAPN+, vimos o quanto ainda éramos menor número nos espaços e infelizmente ainda ficávamos invisibilisades sem poder muitas das vezes sermos possibilidades possíveis de construir narrativas de excelência." - Nefertiti Baobá, estudante de Cinema e Audiovisual no CAHL - UFRB.

A programação de 2023 reuniu debates, seminários, oficinas, mostras de trabalhos artísticos, shows, visitas às comunidades locais e diversas outras atividades culturais em que estudantes da UFRB puderam mostrar a potência do recôncavo baiano com apresentação de trabalhos musicais, batalhas de rima, pocket shows, mostra fotográfica e de curta metragem, oficinas de tranças nagô, graffiti, afroempreendedorismo e gravação de documentário que retrata a população LGBTQIAP+.

Este encontro também foi um momento de formação política, onde alguns estudantes participaram de uma atividade de formação sobre o Fascismo e transição energética: como o capitalismo tenta sobreviver. Discussão importante nesse momento onde o golpismo fascista tenta se impor. Lutar contra isso também é um compromisso da juventude que foi à Bienal da UNE.