Ocupação 8 de Março homenageia Dona Nicinha do Samba

Ocupacao card Tatiana Lima

A Ocupação 8 de Março, que ocorre anualmente no Cecult para marcar o Dia Internacional da Mulher, vai homenagear em 2023 a memória de Dona Nicinha do Samba, que faleceu em fevereiro de 2022. A programação começa às 13:30 horas com uma roda de conversa reunindo duas cineastas do Recôncavo: Evelyn Sacramento, autora da série “Isso é Arte de Mulher Negra!”, cujo primeiro episódio tem como protagonista Dona Nicinha, e Laís Lima, diretora do documentário “Yabás”.

Em seguida, às 14:30 horas, ocorrerá no saguão do Cecult a “Mostra Audiovisual Mulheres do Recôncavo”, com todos os episódios da série “Isso é Arte de Mulher Negra!”, o documentário “Yabás” e uma seleção de audiovisuais sobre o tema. Ao longo da tarde, a pauta é livre para estudantes, professoras e técnicas do Cecult ocuparem os espaços abertos do Centro, levando trabalhos de variadas linguagens artísticas, em paralelo à mostra e às aulas, que não serão interrompidas.

Às 18:30 acontecerá a roda de conversa Mulheres e Cultura no Recôncavo, quando mais uma vez Dona Nicinha será um dos destaques. As pesquisadoras Nancy Viégas e Francisca Helena Marques vão conduzir o bate-papo sobre as contribuições das mulheres no samba e em outras expressões artísticas da região.

À frente do grupo Raízes de Santo Amaro, Maria Eunice Martins, Dona Nicinha, levou o samba de roda, o maculelê e outras expressões da cultura do Recôncavo para várias cidades brasileiras e do mundo. O talento, o carisma e o bom humor da saudosa representante cultural de Santo Amaro, que realizou inúmeras atividades no Cecult, inspiraram a programação organizada por professoras, estudantes e técnicas do Centro.

Ocupação 8 de Março – Homenagem a Dona Nicinha do Samba

Programação:

13:30 – 14:30 – Roda de Conversa “Mulheres no Audiovisual”, com Evelyn Sacramento e Laís Lima

14:30 – Mostra Audiovisual Mulheres do Recôncavo

14:30 – Espaço aberto para apresentações artísticas de estudantes, técnicas e professoras

18:30 – 19:30 – Roda de conversa Mulheres e Cultura no Recôncavo, com Nancy Viégas e Francisca Helena Marques.