Estudante do CECULT recebe Menção Honrosa na 70ª Reunião da SBPC

Tamara Carla dos Santos, estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, CECULT/UFRB, recebeu Menção Honrosa (modalidade pôster) na 70ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, com o trabalho “A Caixa de Pandora e o anseio por liberdade: reflexões sobre o Star System e uma interpretação cinematográfica da reestruturação pós-guerra nos anos 1920”. Dentre os cinco trabalhos premiados na área das artes, o pôster da Tamara foi o único das regiões norte e nordeste.

O pôster apresenta uma análise do filme “A Caixa de Pandora” (1929) e algumas de suas pistas para compreender elementos da década de 1920, tais como: a busca da liberdade, o papel da mulher, os efeitos causados pela indústria cinematográfica na vida e carreira da atriz principal, as mudanças frenéticas - sejam elas sociais, políticas ou artísticas - e a reestruturação da Europa no período entreguerras. O enfoque do trabalho é teórico-analítico, cujo ponto de partida é o próprio filme e a autobiografia da atriz principal, Louise Brooks.

A Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é o mais importante fórum brasileiro para difundir os avanços da ciência e das tecnologias, do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde 1948, o evento é realizado em universidades públicas. Em 2018, a sede da reunião, que reuniu milhares de estudantes, pesquisadores, professores nos mais diversos níveis, foi a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, no período de 22 a 28 de julho, com o tema “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”. O evento é formado por conferências, mesas-redondas, minicursos e sessões de pôsteres (iniciação científica e graduandos).