Inscrições abertas para o Curso "Narrativas Seriadas Televisivas"

Estão abertas até o dia 30 de outubro as inscrições para o curso de extensão "Narrativas Seriadas Televisivas", coordenado pela Profª. Ludmila Carvalho. O curso acontecerá às sextas-feiras (de 09 de novembro a 01 de março, com recesso em janeiro), das 9h às 12h, no Museu do Recolhimentro dos Humildes, Santo Amaro-Ba. A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados. As inscrições podem ser feitas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Objetivo e metodologia do curso: As séries de TV vem ganhando notoriedade entre público e crítica nas últimas décadas devido, entre outros fatores, às novas plataformas de produção e veiculação das obras seriadas que, por sua vez, tem promovido novas formas de apreciação por parte do público. Como parte do projeto de extensão Laboratório de Análise do Audiovisual, o curso Narrativas seriadas televisivas tem como objetivo introduzir os participantes aos principais elementos estéticos, poéticos e narrativos das ficções seriadas televisivas, sobretudo as séries contemporâneas do Brasil e dos Estados Unidos.

O curso está arquitetado a partir da apresentação de trechos de obras audiovisuais para apreciação e posterior discussão em grupo, com o suporte da leitura de textos teóricos.

Tópicos abordados:

- Breve histórico das séries ficcionais nos EUA e no Brasil

- Principais gêneros e formatos narrativos

- Modos de produção, circulação e consumo das séries

- A complexidade narrativa: marca das séries contemporâneas

- Composição de mundos ficcionais

- Composição de personagens e arcos dramáticos de longa duração

- Questões de serialidade - Diálogo entre séries televisivas e cinema