Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Grupos de Pesquisa

FIPE – Grupo de Investigação em Práticas de Ensino

Líder: Prof. Dr. Adriano Dantas de Oliveira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

O FIPE (Grupo de Pesquisa em Formação e Investigação em Práticas de Ensino) é um grupo nuclear do PPGEN- Cecult (Programa de Pós-Graduação em Ensino do Cecult-UFRB). Tem como proposta a participação de todos os docentes e discentes do programa em referência e da comunidade acadêmica e não acadêmica com intuito de realizar pesquisas e socializar os produtos e processos educativos desenvolvidos no âmbito deste mestrado com professores da Educação Básica da região. O corpo docente e discente do Programa em referência participará de encontros, seminários de pesquisa e de reuniões pedagógicas nas escolas e no Centro de Ensino do Cecult, utilizando a carga horária de dedicação dos professores da rede para formação continuada, realizando investigação e socialização de pesquisas aplicadas e de experiencias pedagógicas.

 

Poiéticas: Grupo de Pesquisa em Gênero, Corpo, Cultura e Subjetividade

Líderes: Profa. Dra. Ana Maria de Oliveira Urpia (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Profa. Dra. Viviane Ramos de Freitas (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

O grupo pretende promover a interlocução entre pesquisadoras/es e estudantes de diferentes campos disciplinares interessadas/os na multiplicidade de perspectivas teóricas sobre gênero (e suas interseccionalidades) no contexto dos estudos feministas, e nas articulações possíveis desses estudos com os estudos da subjetividade, da corporeidade, e da cultura em suas variadas dimensões e expressões. Interessa-nos contribuir, sobretudo, para a compreensão dos modos como gênero, enquanto aparato semiótico-cultural, atua junto a outros sistemas de significação, na criação/produção – poiésis – de subjetividades gendradas, e para a forma particular por meio da qual cada sujeito, em sua singularidade, engaja-se corporalmente em um conjunto de práticas, discursos e tecnologias sociais, resistindo, questionando ou reproduzindo criativamente, os limites das representações dominantes de gênero.

 

Farol - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Surdos na perspectiva Sócio-Antropológica

Líderes: Prof. Esp. Anderson Rafael Siqueira Nascimento (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Prof. Me. Welbert Vinicius de Souza Sansão (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

O Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Surdos na perspectiva Sócio-Antropológica - Farol, se propõe a desenvolver estudos que envolvam desvelar a surdez e a pessoa surda; na produção de conhecimento sobre como as práticas, historicamente ouvintistas, refletiram e ainda reflete a visão social sobre o povo surdo; na análise sistêmica dos processos tradutórios, gêneros textuais, na atuação e formação de tradutores acadêmicos.  As discussões teóricas giram em torno de autores como Fernando Capovilla, Lodenir Karnopp, Ronice Quadros, Carlos Rodrigues, Adriana Pagano, Fábio Alves, entre outros.

 

Metodologias Anárquicas e Sensoriais - MAS

Líder: Prof. Dr. Armando Castro (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

O Grupo de Pesquisa Metodologias Anárquicas e Sensoriais (MAS) pretende reunir docentes/pesquisadores/artistas/curiosos que realizem ou investiguem metodologias de ensino/aprendizagem, de práticas cotidianas nas artes, no senso comum, nas práticas profissionais cotidianas etc, num contexto de originalidade, de deriva, de provocação, de indisciplinaridade, de informalidade, de desconstrução, do devir, da transgressão, da pluralidade, da sensorialidade, e do esgarçamento das possibilidades até então registradas nas pedagogias ativas, na ciência, na vida, no mundo do trabalho etc.

 

Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Plataformas e Softwares Livres e Multimeios (Linklivre)

Líderes: Prof. Dr. Cláudio Manoel Duarte de Souza (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Prof. Dr.  José Valentim dos Santos Filho (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Abriga atividades de pesquisa e extensão que envolvem o papel da tecnologia na sociedade contemporânea, sua relação com a comunicação, multimeios, tecnologias e produção artísticas, formação, produção de subjetividades e cibercultura. As relações entre tecnologia, comunicação, arte e sociedade, baseadas na cultura digital, pautada por conhecimento, informação, produção cooperada, interatividade, criatividade, inovação, plataformas e softwares livres, tecnologias sociais, cultura libertária, creative commons etc. Atividades de pesquisa, capacitação e disseminação do uso do software livre; colaboração com redes de desenvolvimento e ativismo; produção em comunicação e design, desenvolvimento de produtos experimentais em arte e multimídia a partir do uso de ferramentas livres.

Site: http://www2.ufrb.edu.br/linklivre/

 

Observatório da Economia Criativa

Líderes: Daniele Pereira Canedo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Messias Guimarães Bandeira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

O Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA) é um grupo de pesquisa multidisciplinar e interinstitucional que reúne docentes e discentes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), além de pesquisadores independentes e de outras instituições, como a Secult, para a promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da economia da cultura e criativa. Sediado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA), o OBEC-BA foi criado em 2014, através de um edital da Secretaria de Economia Criativa, do antigo Ministério da Cultura, como parte de uma rede de núcleos vinculados às universidades federais do Brasil que tinham o objetivo de produzir informações e conhecimento e gerar experiências e experimentações sobre a economia criativa local e estadual.

 

GELIRB - Grupo de Estudos de Língua Inglesa

Líder: Prof. Dr. Flavius Almeida dos Anjos  (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

O GELIRB configura-se como um grupo de estudos que visa refletir sobre a relevância da língua inglesa na contemporaneidade, discutindo textos que abordem questões que tratem do falante nativo, do não nativo, sobre colonialidade, descolonização, desestrangeirização, o inglês como língua franca global, o impacto dessa língua na sociedade mundial. Á luz da Linguística Aplicada, busca também discutir problemas relacionados à linguagem, tratando de questões ideológicas, atitudes e identidade frente à aprendizagem da língua inglesa.

 

Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual (LEEA/Recôncavo)

Líder: Profa. Dra. Francisca Helena Marques (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

O Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual é um espaço de pesquisa, ensino e extensão voltados à cultura e a música do Recôncavo baiano. A partir de uma pedagogia inspirada na educação popular, comunitária e humanitária, o LEAA tem como objetivo formar pesquisadores locais que trabalhem com documentação audiovisual, etnografia e organização de acervos. O LEAA recebeu dois prêmios da UNESCO por sua metodologia de trabalho e projetos. Criado como Laboratório comunitário através de uma parceria entre a Associação de Pesquisa e Cultura Popular e Música Tradicional do Recôncavo e Associação Cultural do Samba de Roda Dalva Damiana de Freitas, atualmente o LEAA está ligado ao Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT/UFRB). O Laboratório conta também com a participação de pesquisadoras(es) da UFRB e de outras instituições nacionais e estrangeiras, assim como estudantes de graduação, pós graduação e técnicos.

Site: http://www2.ufrb.edu.br/paec/

 

Núcleo de Pesquisa em Interseccionalidade, Interculturalidade, Gênero e Coletivos Sociais

Líder: Jamile Guerra Fonseca (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Memória da Música

Líderes: Juvino Alves Dos Santos Filho (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Alexandre Siles Vargas

Tem a função de reconhecer, recolher, guardar, trazer de volta à prática. Articula um elo entre aqueles que praticam, que participam da construção da Memória. Cria entre estes - os que a guardam, praticando, uma identidade própria. Ajudaria, assim, no fortalecimento da identidade dos músicos e dos que ajudam ou participam na guarda dessas práticas musicais na Bahia, enquanto território de todas essas práticas musicais, atualizando-as; trazendo do passado onde a tinham colocado, para a contemporaneidade. Estuda os processos de ensino-aprendizagem, execução e história da música na Bahia, principalmente aqueles ligados as tradições urbanas como: Roda de Choro, Sociedade Filarmônica e Música Popular e Tradicional e toda sorte de gêneros, estilos e danças que contituem e integram as práticas e aprendizagens dessas instituições musicais. Tem como eixo a preocupação com a democratização da música, políticas públicas, instituições musicais, formas alternativas e movimentos sociais da música.

 

Pó de pirlimpimpim nos cursos de Saúde do Centro de Ciência da Saúde: para contar histórias e ensinar inglês para crianças

Líder: Profa. Dra. Kelly Barros Santos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Houve a realização de sessões e visitas para a contação de história em espaços invisíveis como: Comunidade Quilombola do Engenho da Ponte; Abrigo para menores (Casa das Cores) e para crianças em processo de tratamento de câncer no GACC. *a participação de alunos do curso de Ciências da Saúde fez com que eles fossem convidados para atuar no desenvolvimento de atividades no abrigo Casa das Cores; *fazer os estudantes do CCS entrassem em contato com um espaço médico e social do GACC, tornou-os reflexivos e críticos de seus papéis como futuros profissionais de saúde. Na mesma ocasião, esses estudantes tiveram a chance de conversar com psicólogos, nutricionistas e especialistas em câncer infantil. *através do projeto, as crianças da Comunidade Quilombola tiveram seu primeiro contato com a língua inglesa. Gostaria de registrar que tivemos as três instituições parceiras, mas devido a perfil de cadastro do CNPQ, não há como adicioná-las: ABRIGO CASA DAS CORES; GAAC e Quilombo Eng da Ponte.

 

Grupo de Pesquisa História e Cultura Afro-Atlântica

Líder: Prof. Dr. Kleber Antonio de Oliveira Amâncio (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Ambiciona o desenvolvimento de pesquisas e atividades de extensão relativas a História e Cultura Afro-Atlântica. Visa questionar o lugar do homem branco como sujeito universal a partir dos desdobramentos dos estudos pós-coloniais, decoloniais, das epistemologias do sul, da interseccionalidade e do resultado de nossas próprias produções. De um lado procuraremos sobrescrever histórias de sujeitos marginalizados que, por séculos, tiveram seus projetos abortados, suas narrativas silenciadas... assim como nos voltaremos ao entendimento das estruturas de poder que tencionam, sistematicamente, nosso processo de humanização ao longo do tempo.

 

CINECECULT - Laboratório de Apreciação e Análise do Audiovisual

Líder: Profa. Dr. Ludmila Moreira Macedo de Carvalho (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

O CINECECULT – Laboratório de Apreciação e Análise do Audiovisual é um projeto de pesquisa e extensão que existe desde 2018 e visa a realização sistemática e continuada de sessões de apreciação, análise e discussão de obras audiovisuais no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – CECULT/UFRB. Linhas de pesquisa: Cinema, educação, infância e cidadania; e Metodologias de análise do audiovisual.

Site: https://cinececult.wordpress.com/

 

CIDATA_lab: ambiente criativo de pesquisa e inovação

Líder: Prof. Dr. Macello Santos de Medeiros (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Desenvolvimento de pesquisas com temas que abordem questões relativas aos usos de tecnologias móveis e sua relação com o espaço urbano em suas mais variadas manifestações midiáticas como os mapas digitais, os aplicativos para smartphones e tablets, os games locativos, etc. As discussões teóricas giram em torno de autores como Marshall McLuhan, Henri Lefebvre, Martin Heidegger, Henri Bergson, John Urry, Mimi Sheller, Joshua Meyrowitz, Rob Kitchin, Rob Shields, Bruno Latour, André Lemos, Adriana Souza e Silva entre outros.

 

Dramaturgias em trânsito

Líder: Prof. Dr. Maciej Rozalski (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

O grupo de pesquisa “Dramaturgias em trânsito” é focado nos encontros interdisciplinares em artes cênicas, escrita experimental e poéticas decoloniais. Estamos propondo experimentar em prática formas dramatúrgicas alternativas, especialmente as que são desenvolvidas nos processos criativos interdisciplinares entre artes do corpo, palavra e cotidiano. O grupo deseja convidar artistas e pesquisadores para abrir diálogos sobre o encontro entre as linguagens dramatúrgicas, aqui entendidas em suas diferentes poéticas, corpos, palavras dançantes e contextos políticos. Linhas de pesquisa: Dramaturgias interdisciplinares; e Dramaturgias da liberdade.

 

CAMTO - Cultura, Ambiente e Território

Líder: Profa. Dra. Mariana Balen Fernandes (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Este grupo objetiva a produção de conhecimento crítico sobre temas envolvendo cultura, ambiente e território no âmbito da graduação e pós-graduação. Formado a partir das áreas de antropologia, direito, sociologia e geografia, o grupo visa travar um diálogo entre diferentes campos científicos voltados à pesquisa acerca da realidade presente em comunidades tradicionais, movimentos sociais, dentre outros grupos sociais em que conflitos ambientais e territoriais se evidenciam.

 

Grupo de pesquisa Motriz – Laboratório de Política, Gestão e Estudos da Cultura

Líder: Profa. Dra. Mariella Pitombo Vieira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Parte-se do pressuposto de que a cultura vem assumindo cada vez mais um papel estratégico no mundo contemporâneo, traduzido por exemplo pela transformação do sistema capitalista no qual a dimensão imaterial e simbólica comparece como um dos principais fatores de produção. Acrescente-se a isso, a explosão das tecnologias de informação e comunicação cujo impacto afeta sobremaneira as os modos de organização, produção e práticas de consumo, relativos ao campo da cultura. Diante desse cenário, interessa a esse grupo de pesquisa realizar estudos sobre variados fenômenos sociais que configuram o campo da cultura, especialmente sobre temas relativos às políticas, gestão e economia da cultura.

 

CRICA - Criar para crianças: núcleo de estudos das artes e culturas da e para a infância

Líder: Profa. Dra. Paula Alice Baptista Borges (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

O grupo reune pesquisadores que investigam artefatos artísticos e culturais produzidos para crianças, procurando tensionar e, consequentemente, alargar os nexos estabelecidos pela noção moderna de infância, ao lançar um olhar a contrapelo sobre suas questões e desdobramentos na cena contemporânea. O CRICA surgiu com o GT 8 - Diálogos interdisciplinares: artes a(cerca) da infância no I Encontro Internacional de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo. São algumas de suas ações: Conversa sobre Temas Urgentes e novos formatos na dramaturgia para crianças (Paula Lice, Gildon Oliveira, Luciana Comin), no FESTECA - ano V; lançamento do livro infanto-juvenil "Para o menino-bolha", de Paula Lice, pela EDUFBA; bate-papo com o grupo La Quimera títeres de Buenos Aires - Temas Tabu para a infâncias na Argentina e na América Latina, com mediação de Paula Lice e Luciana Comin e a Mostra Cecult de Teatro Lambe-Lambe, em Santo Amaro/BA, coordenada por Paula Lice e Claudia Salomão.

 

Grupo de pesquisa Culturas, Estéticas e Linguagens – CEL

Líderes: Profa. Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Profa. Dra. Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Este grupo estuda as mais variadas manifestações das culturas e das linguagens nas suas dimensões estéticas, em diálogo com a ética e a política. Propõe agregar pesquisas que reflitam sobre produções e interações orais, musicais, performáticas, escritas, visuais e audiovisuais das linguagens, pensando, principalmente, nas diversas estéticas de resistências. Essas pesquisas entenderão, a princípio, essas produções e interações como práticas culturais e sociais promovedoras de relações criativas, educacionais, identitárias. Esse grupo quer explorar e compreender os fenômenos, as relações, as fissuras, as representações e as manifestações das culturas, estéticas e linguagens dentro dos fatores sócio-históricos, étnicos e políticos. Contudo, para estudar essas experiências das linguagens e das estéticas nas culturas, o grupo se ancora, entre outras perspectivas, em abordagens de alteridades, dissenso, afetação, crioulização, diferença. Os objetivos prioritários são: 1. Analisar os fenômenos culturais nas suas materialidades, considerando seus devires e ‘fazeres’ em articulação com uma totalidade cambiante; 2. Compreender as inúmeras possibilidades de construção de dissenso por diferentes fenômenos culturais, considerando para tal relações de sincronia e diacronia; 3. Considerar a dimensão estética e a autopoiesis dos fenômenos da cultura, bem como sua dimensão política.

  

Grupo de Pesquisa em Formação, Currículo e Cultura - FORCCULT

Líder: Profa. Dra. Rita de Cassia Dias Pereira Alves (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

O Grupo de Pesquisa FORCCULT, nascido da convergência de reflexões sobre a práxis formativa e heurística de pesquisadores implicados em ações formativas pró-diversidade, tem como centralidade a concepção e implementação de estudos, pesquisas e ações formativas onde a cultura é tomada como uma fonte epistemológica, ética, estética, política e espiritual de possibilidades epistêmicas e formativas, implicando nestes âmbitos o campo do currículo, pensamentos e práticas curriculares. Constitui um lócus universitário de práticas acadêmicas e científicas crítico-emancipacionistas com explicitado viés histórico e sociocultural, também no campo das linguagens e das tecnologias aplicadas à formação. Investe em ações acadêmicas onde as pautas do pertencimento e da afirmação tornam-se um dos seus akhés fundantes e fontes de criação de saberes formacionais.

 

Tempo Ritual e Espaço Festivo

Líderes: Prof. Dr. Sérgio Ricardo Oliveira Martins (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Profa. Dra. Francesca Maria Nicoletta Bassi Arcand (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

O Grupo de Pesquisa é interdisciplinar e investiga fenômenos ligados a religiosidades, devoções, performances e festas, tanto nas dimensões quotidianas (preparação e organização das festas; atos devocionais contínuos, etc.), como nas dimensões que coincidem com um tempo forte, de cunho ritual. Particular atenção é dedicada às manifestações populares, festivas e religiosas no Recôncavo da Bahia, ao seus ritmos e fluxos. As dimensões criativas e as linguagens da cultura, as estéticas mobilizadas, as tecnologias que são próprias ao fazer artístico e as interações e redes promovidas pelos fenômenos festivos e culturais, são alguns dos diversos aspectos investigativos que interessam ao grupo. O grupo se formou em 2018 para estudos e debates teóricos que culminara na oportunidade de elaborar o projeto de pesquisa intitulado Cidades e Festas: As ambivalências do Recôncavo da Bahia, submetido e aprovado no edital Universal do CNPq do mesmo ano.

 

Grupo de Pesquisa em Teoria e Criação Musical

Líder: Prof. Dr. Sólon de Albuquerque Mendes (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

O grupo desenvolve pesquisas relacionadas a técnicas de contraponto aplicados a realidade da música popular, especialmente a do Recôncavo Baiano. A pesquisa reflete na criação de repertório para orquestra (big band brasileira) através de integração com projeto de extensão do CECULT/UFRB. A pesquisa tem por objetivo criar um método de contraponto aplicado a música popular para ser utilizado no curso de Música popular Brasileira do CECULT/UFRB, em fase de implantação. Pesquisamos técnicas de polifona barroca, aliada a outras práticas e pesquisas de elementos, como o contraponto no choro através de Pixinguinha e da musica de matriz africana, através de relações crono-intervalares, baseados na técnica de ritmo aditivo. Relacionamos a estas técnicas a polifonia de riff's, tão importante na música popular. O grupo já criou algumas obras musicais baseados nas pesquisas, apresentando em importantes eventos, como o festival de Jazz do Recôncavo, Ciclo Internacional de Música Contemporânea. 

 

MÚSICA E MEDIAÇÕES CULTURAIS – MMC

Líderes: Profa. Dra. Tatiana Rodrigues Lima (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Profa. Dra. Nadja Vladi Cardoso Gumes (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

O grupo de pesquisa tem como objetivo investigar a relação entre a música popular urbana contemporânea e as mediações comunicativas em curso na cultura musical, de uma perspectiva interdisciplinar, considerando o atual contexto de conexão digital entre a produção, a circulação e a recepção/consumo dos produtos culturais. Envolve pesquisa fundamental acerca da teoria das mediações comunicativas da cultura, oriunda dos Estudos Culturais latino-americanos, e das definições de música popular urbana / música popular massiva / música pop, a partir da musicologia, dos estudos da Comunicação e dos Estudos Culturais britânicos. Compreende ainda pesquisa aplicada através da abordagem da música popular urbana a partir das mediações comunicativas da cultura, empregando os operadores propostos por Jesus Martín Barbero no Mapa das Mediações para análise da cultura musical, a fim de contribuir para a compreensão das novas práxis em torno da música, subsidiando iniciativas de inovação no setor. Também envolve pesquisa de campo, abarcando investigações sobre gêneros culturais nacionais e internacionais; estudos sobre produções específicas e sua relação com a estética, a economia da música, as comunidades culturais formadas em torno de gêneros e/ou cenas musicais e o emprego das novas tecnologias de comunicação e informação na cultura musical.

 

Mesclas. Memória, Espaço e Culturas

Líderes: Profa. Dra. Thaís Fernanda Salves de Brito (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Prof. Dr. Roney Gusmão do Carmo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Investigar a produção e reprodução da cultura em sua relação dialética com as transformações globais, entendendo as diversas memórias e narrativas capilarizadas nos cotidianos dos sujeitos e materializadas nos espaços e experiências artísticas impressas nos lugares.

 

GAAP – Grupo de estudos, pesquisa e extensão em artes, audiovisual e patrimônio

Líderes: Prof. Dr. Danillo Silva Barata (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Prof. Dr.  Xavier Gilles Vatin (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Propõe o estudo, pesquisa e a extensão entre Arte, Audiovisual e Patrimônio. Nesse sentido, busca estreitar as relações entre o universo das artes e a formação acadêmica dos alunos no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, para promover a prática da inter-territorialidade através da pesquisa e extensão nos campos da arte e ciências humanas: Artes Visuais, Cinema, Música, Museologia, Filosofia, Audiovisual, Arquitetura, Design, Conservação e Restauro. Espaço de experiências artísticas, metodologicamente informadas nas linhas de investigação criativa em processos artísticos e em projetos de pesquisa de caráter discursivo, cujas práticas ressignificam as atividades estéticas no campo simbólico. As atividades artísticas e científicas do grupo se estenderão à comunidade em geral, na forma de produções científicas nos campos das investigações da Arte, Audiovisual e do Patrimônio.

 

Cultura Afro Brasileira, Diversidades, Gênero e Sexualidades

Líder: Profa. Dra. Jamile Fonseca (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

GP vinculado ao CECULT-UFRB, que propõe a interação entre discentes e docentes nos caminhos que são percorridos em busca do avanço da ciência, estando articulado intrinsecamente com as bases de ensino e extensão. O grupo conta com 4 linhas de pesquisa, à saber: Corpo, Educação, Gênero e Sexualidade; Diversidades e Cultura Afro Brasileira; Feminismos, Estudos da Subjetividade, Cultura e Experiência do Sagrado; Gênero, Diversidades sexuais e padrões normativos sociais de família. A proposta é, portanto, direcionar olhares de investigação na pesquisa para a população do Recôncavo Baiano, com foco em comunidades tradicionais em que possam ser trabalhadas as questões da Cultura Afro-Brasileira e todos os seus saberes. No aspecto das Diversidades, abre-se o leque para trabalhar com estudos interseccionais de gênero, Movimentos sociais em especial, Feminismos; além disso trata ainda de estudos que busquem a relação intercultural que acontece em contextos históricos/contemporâneos e que se relacionem com as pautas de gênero, sexualidade e cultura, à exemplo de conceitos de Poder e Corpo, Bruxas medievais e o Feminismo do Sagrado e ainda padrões normativos sociais de família.

Fim do conteúdo da página