EVENTO

UFRB realiza 7ª edição do Fórum de Licenciaturas, com o tema "Educação como prática da liberdade"

Com o tema “Educação como prática da liberdade”, o VII Fórum de Licenciaturas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) ocorre de 18 a 20 de setembro, junto com o VIII Seminário Institucional do PIBID da UFRB e o III Seminário Institucional da Residência Pedagógica da UFRB, no Centro de Formação de Professores, Campus Amargosa/Ba.

O evento reúne professores, pesquisadores e licenciados, além de cumprir com a missão de contribuir para a formação dos licenciandos de várias áreas do conhecimento, pretende colaborar com a formação continuada de profissionais que já atuam na Educação Básica, por meio de debates e reflexões, com foco nos seguintes eixos temáticos e grupos de discussões:

Eixos Temáticas
Eixo 01 Iniciação à Docência na Formação de Professores
Eixo 02 Práticas Ensino e Estágio na Educação Básica
Eixo 03 Políticas de Formação de Professores, Currículo e Interdisciplinaridade
Eixo 04 Linguagens, Letramentos e Tecnologias Educacionais
Eixo 05 Educação e Inclusão
Eixo 06 Ensino de Ciências e Matemática
Eixo 07 Formação docente na Educação do Campo
Eixo 08 Juventude, Educação, Trabalho e Sociedade
Eixo 09 Educação e Relações Étnico-raciais
Eixo 10 Educação, gênero e sexualidades;
Eixo 11 Educação, Crises e Violências nas Escolas.

Grupos de discussão

GD Temáticas
GD 01 Estágio: desafios e possibilidades na formação de professores na UFRB;
GD 02 Curricularização da extensão nas licenciaturas da UFRB: cenários e propostas;
GD 03 Inclusão e acessibilidade comunicacional: desafios e propostas da inserção de Libras nas licenciaturas na UFRB;
GD 04 RP e PIBID: desafios e possibilidades para a formação de professores;
GD 05 Docência, diversidades e relações Étnico-Raciais: apontamento para os currículos das licenciaturas da UFRB;
GD 06 As denominadas “áreas específicas” na formação de professores na Licenciatura;
GD 07 Políticas Públicas e Gestão na/para a formação de professores;
GD 08 Organização estudantil e protagonismo na universidade: proposições para a formação de professores;
GD 09 Educação, Crises e Violências nas Escolas da Educação Básica;
GD 10 Grupos de Estudos e Pesquisas: implicações para a formação de professores.

Ademais, o Fórum visa à elaboração de proposições que possam colaborar, sobretudo, na formação inicial de professores da UFRB e para o desenvolvimento de ações na educação básica de ensino na Bahia, em especial nos Territórios de Identidade com presença da UFRB, como o Recôncavo Baiano, Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá, sendo, por isso, de ampla relevância no contexto regional e também nacional, já que representa ganhos para a educação básica e superior no país.

Inscrição e submissão de trabalhos

As inscrições para o evento estão abertas até 18 de setembro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Confira tutorial para inscrição em eventos do SIGAA.

A submissão de trabalhos foi prorrogada até o dia 27 de agosto e deve ser realizada no endereço https://ufrb.edu.br/cfp/fl2023-submissao. Confira as normas de submissão.

Mais informações sobre o evento no site ufrb.edu.br/cfp/fl2023