Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

ExpoMeasb – Personalidades da História da Agronomia no Recôncavo

O Memorial do Ensino Agricola Superior da Bahia apresenta a exposição Personalidades da História da Agronomia no Rexposiçãoecôncavo, elaborada a partir da coleção de quadros em óleo sobre tela, datados do século XIX. As obras retratam personagens importantes para a história do ensino agrícola no Recôncavo Baiano - e são raridades pertencentes ao acervo do Memorial. Figuras como D. Pedro II, Francisco Gonçalves Martins e Antonio Araújo de Aragão Bulcão foram protagonistas na criação do Imperial Instituto baiano de Agricultura. Antonio Sá de Albuquerque e Artur Cesar Rios destacaram-se na implantação da Imperial Escola Agrícola da Bahia. Gustavo Rodrigues Pereira Dutra, diplomado pela Escola, foi o responsável pela introdução da soja no Brasil.

 

Os Institutos Imperiais

 

Os Imperiais Institutos agrícolas foram criados no século XIX para atuarem em diversas frentes, como a formação de escolas agrícolas, introdução de máquinas e o desenvolvimento de novas técnicas e práticas agrícolas para impulsionar esse setor produtivo.

Na constituição desses institutos atuaram diversos profissionais com interesses diretos ou indiretos na agroindústria. No Imperial Instituto Bahiano de Agricultura (IIBA) estavam envolvidos senhores de engenho, comerciantes, produtores rurais do Recôncavo, comissários de açúcar, antigos traficantes de escravos, industriais, diretores e acionistas de bancos e seguradoras.

O IIBA, criado em 1859, integrou o movimento político que visava combater a crise no setor agrícola brasileiro. Por meio dele, a Escola Agrícola da Bahia (EAB) foi inaugurada em 1877, na cidade de São Francisco do Conde.

A atividade foi idealizada pela professora de Museologia Rita Doria e pela historiadora Maitê Rangel e teve o apoio da Pró-Reitoria de Extensão.

A exposição será itinerante. Sua abertura e primeira temporada acontecerá no Foyer da Biblioteca Universitária, em Cruz das Almas, de 08 a 23 de setembro.

 

Ficha Técnica

Projeto/ Coordenação

Rita de Cássia Silva Doria

Maitê dos Santos Rangel

Curadoria

Rita de Cássia Silva Doria

Arte e diagramação

Renata Machado

Fim do conteúdo da página