Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

O Curso

 

Campus: Cachoeira

Área: Ciências Sociais Aplicadas

Titulação: Bacharel em Museologia

Habilitação: Museólogo

Modalidade: Ensino Presencial

Início: 16/10/2006

Integralização: 8 semestres

Duração do curso em anos: mínimo 4; máximo 6.

Carga horária mínima: 2.741 h (Obrigatórias: 1.972 h; Optativas: 408 h; Estágio: 128 h; Monografia: 153 h; Atividades complementares: 80 h;)

Regime Letivo: Semestral

Turnos de Oferta: Diurno (matutino e vespertino)

Vagas Autorizadas: 40

Diretrizes Curriculares Nacionais:

Parecer CNE/CES nº. 67/2003, de 11/03/2003. Parecer CNE/CES nº. 108/2003, de07/05/2003. Parecer CNE/CES nº. 184/2006, de 07/07/2006. Parecer CNE/CES nº 08/2007 aprovado em 31/01/2007. Parecer CNE/CES n.º 492, de 3 de abril de 2001 aprova; Parecer CNE/CES n.º 1.363, de 12 de dezembro de 2001 retifica e a Resolução CNE/CES n.º 21, de 13 de março de 2002 estabelece.Base Legal: Lei 1.151 de 29 de julho de 2005, publicada no D.O.U. de 01.08.2005.

 

Objeto de estudo

A museologia se interessa por estudar e estabelecer uma relação profunda entre o homem e o seu patrimônio (no seu conceito mais amplo), num cenário institucionalizado, o museu, ou em outros ambientes. Interessa à museologia compreender, conduzir, criar e/ou estabelecer processos que fomentem a apropriação do patrimônio pelo homem, de forma a contribuir no seu auto-reconhecimento como sujeito histórico e na formação cidadã.

 

O que faz o profissional

O Curso de Museologia habilita profissionais para atuar: na gestão de instituições museais (museus, casas de cultural, memoriais, centros culturais etc.), assumindo cargos de direção, chefia, coordenação, administração, organização ou supervisão; na realização de trabalhos técnicos institucionais, a exemplo de documentação, conservação, exposição, ações educativas e dinamização de acervos institucionais públicos ou privados; no planejamento, idealização e execução de trabalhos museológicos de monitoria, treinamento, extensão, aperfeiçoamento, especialização e outros; na organização de eventos culturais, tais como seminários, colóquios, exposições de âmbito nacional ou internacional; na prestação de serviços de consultorias e assessorias a empresas, escritórios técnicos, licenciamentos ambientais, entre outros; na realização de perícias, pareceres, laudos, relatórios e pesquisa de bens patrimoniais; em atividades de órgãos patrimoniais nacionais e internacionais; assim como na docência da museologia em nível fundamental, médio e superior.

 

Campo de atuação

- Instituições culturais e congêneres;

- Universidades;

- Escolas;

- Empresas;

- Escritórios técnicos especializados;

- Repartições públicas;

- Setores técnicos especializados.

 

Laboratórios do Curso

Laboratório de Museologia Aplicada 1: conservação e restauração de bens culturais móveis - Atualmente instalado em duas salas, uma destinada aos aspectos da conservação, no prédio sede do CAHL, e outra orientada a restauração de acervos de papel e celulose, no prédio da Fundação Hansen Bahia.

Laboratório de Museologia Aplicada 2: documentação e arqueologia - Atualmente instalado em uma sala no prédio da Fundação Hansen Bahia.

Laboratório de Museologia Aplicada 3: processos e técnicas artísticas - Atualmente instalado em uma sala no prédio da Fundação Hansen Bahia.

Laboratório de Museologia Aplicada 4: comunicação museológica - As atividades práticas da área de comunicação museológica tem utilizado o foyer do auditório do CAHL, sobretudo para a execução das exposições curriculares desenvolvidas no âmbito do curso.

Fim do conteúdo da página