Área de Concentração e Linhas de Pesquisa
O PPGCAG está estruturado em uma área de concentração, Agricultura Tropical, no entanto, devido a fusão ocorrida em 07/10/2020, as áreas de concentração em Fitotecnia, Microbiologia Agrícola e Solos e Qualidade de Ecossistemas encontram-se em Terminação.
1 - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: AGRICULTURA TROPICAL
1.1 - Produção Vegeta: Estudos envolvendo propagação vegetal; serviços de polinização entomófila; análise de crescimento e rendimento de plantas e sistemas de produção vegetal. Esta linha envolve os eixos de investigação na área de fisiologia vegetal, produção vegetal e agroecologia.
1.2 - Solos e Ecossistemas: Estudos visando o entendimento das características dos solos em ecossistemas naturais e sob diferentes usos e manejo; o entendimento da disponibilidade de nutrientes em solos e sua melhoria através da aplicação de corretivos, fertilizantes e resíduos visando o aumento da produtividade das culturas; avaliações sobre metabolismo e diagnose de plantas; associações entre planta-microrganismos (micorrizas e fixação biológica do nitrogênio); avaliação de impactos ambientais decorrentes de atividades naturais ou antrópicas; identificação dos principais poluentes de solos visando a sua remediação química ou biológica e; o desenvolvimento de tecnologias visando à recuperação de áreas degradadas por processo natural ou antrópicos.
1.3 - Biotecnologia e Proteção de Plantas: Estudos envolvendo seleção e avaliação de plantas, técnicas aplicadas à genética, melhoramento vegetal, estudos da biologia, ecologia, manejo de artrópodes e microrganismos benéficos e nocivos/patogênicos. Esta linha envolve os eixos de investigação na área de melhoramento genético de plantas, fitossanidade e biotecnologia vegetal
1.4 Microbiologia Aplicada e Bioprodutos: Estudos de diversos aspectos dos microrganismos, suas interações com plantas, o ambiente e outros organismos. Estudos de bioativos e desenvolvimento de bioprodutos a partir de resíduos agroindustriais, plantas medicinais, processos microbianos e artrópodes.
2 – ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FITOTECNIA (EM TERMINAÇÃO)
2.1 - Melhoramento Genético, Manejo e Biotecnologia Vegetal: Estudo envolvendo seleção e avaliação de plantas, técnicas aplicadas a genética e melhoramento vegetal; propagação vegetal; análise de crescimento e rendimento de plantas; e sistemas de produção vegetal. Esta Linha envolve os eixos de investigação na área de Fisiologia Vegetal, Melhoramento Genético de Plantas, Produção vegetal/Agroecologia e Biotecnologia Vegetal.
2.2 - Bioecologia e Manejo de Artrópodes e Microrganismos de Importância Agrícola: Estudos da biologia, ecologia, manejo, produtos e serviços de artrópodes, especialmente insetos e ácaros, e microrganismos benéficos e nocivos/patogênicos. Esta Linha envolve os eixos de investigação na área de Entomologia, Acarologia, Fitopatologia e Microbiologia.
3 - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: MICROBIOLOGIA AGRÍCOLA (EM TERMINAÇÃO)
3.1 - Ecologia e Processos Microbianos Aplicados: Estudo de diversos aspectos dos microrganismos endolíticos, epifíticos, do solo e da rizosfera, suas interações com plantas, o ambiente e outros microrganismos, bem como suas aplicações biotecnológicas na agricultura e indústria. Esta linha de pesquisa também engloba o isolamento, bioprospecção, cultivo de microrganismos, obtenção e purificação de metabólitos, biodegradação, biorremediação e suas aplicações na agricultura, na indústria e na sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
3.2 - Ecologia e Manejo de Fitopatógenos: Estudo da disseminação, sobrevivência e controle de microrganismos fitopatogênicos através de métodos químicos, genéticos, biológicos e culturais.
3.3 - Diversidade Genética e Interações Microrganismo-Planta: Estudo da diversidade, detecção, identificação e sistemática filogenética de microrganismos, interações moleculares entre plantas e microrganismos benéficos e fitopatogênicos.
4 - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: SOLOS E QUALIDADE DE ECOSSISTEMAS (EM TERMINAÇÃO)
4.1 - Manejo e Qualidade de Ecossistemas: Projetos de pesquisa são desenvolvidos para o entendimento das características dos solos em ecossistemas naturais e sob diferentes usos; manejo e conservação do solo e da água; avaliação de impactos ambientais decorrentes de atividades naturais ou antrópicas; identificação dos principais poluentes de solos visando a sua remediação química ou biológica e; o desenvolvimento de tecnologias visando à recuperação de áreas degradadas por processo natural, atividades agrícolas e minerarias.
4.2 - Solos e Nutrição de Plantas: Projetos de pesquisa são desenvolvidos objetivando o entendimento da disponibilidade de nutrientes em solos e sua melhoria através da aplicação de corretivos, fertilizantes e resíduos; a determinação das doses econômicas de nutrientes a serem adicionadas nas culturas comerciais, principalmente, no estado da Bahia; avaliações sobre metabolismo e diagnose de plantas; associações entre planta-microrganismos (micorrizas e fixação biológica do nitrogênio) e; microrganismos do solo e processos bioquímicos.