CET 502 Bioquímica

Publicado: Sábado, 10 Dezembro 2011 11:13

CÓDIGO: CET502

COMPONENTE CURRICULAR: BIOQUÍMICA

CARGA HORÁRIA:  ( 68  )  Teórica         (   34   ) Prática        TOTAL:  ( 102 )

EMENTA:

Estudo sobre os componentes básicos celulares e os grandes alimentos: carboidratos; lipídeos; aminoácidos; peptídeos e proteínas; energética; enzimas; vitaminas. Estudo dos grandes processos metabólicos: bioquímica da fotossíntese; respiração, outras vias catabólicas e anabólicas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Introdução - Apresentação do programa analítico. Revisão de Bioquímica Básica.

2. Fotossíntese - Introdução - ciclo do energético, ciclo carbono; Organismos fotossintéticos - aparelho fotossintetizante; Formulação da fotossíntese; Reações dependentes e independentes da luz (liberação de oxigênio, poder assimilatório); Absorção de luz pelos pigmentos; fosforilação fotossintética (fotofosforilação acíclica, fotofosforilação cíclica e fotofosforilação em bactérias); - Redução do CO2 - biossíntese de CARBOIDRATOS: Ciclo de Calvin. - Carboxilação redutiva em bactérias; a via C4, (anatomia das plantas C4 - células mesofílicas, células do feixe vascular); transferência de ATP e NADPH2 do cloroplasto ao citossol; Regulação da fotossíntese; fotorrespiração; biossíntese de lipídios.

3. RESPIRAÇÃO: - METABOLISMO DOS CARBOIDRATOS (Glicólise, via das pentoses-fosfato); Metabolismo dos lipídios; - Metabolismo das proteínas; degradação oxidativa dos aminoácidos; Ciclo de Krebs Johnson; Cadeia respiratória. Integração entre os metabolismos.

4. CICLO DO NITROGÊNIO: - Introdução; Fixação não biológica do nitrogênio; fixação biológica (organismos de vida livre, fixação simbiótica de N2); assimilação de amônia; controle de atividade da nitrogenase; nitrificação; utilização do nitrato.

5. CICLO DO ENXOFRE: - Ativação do sulfato; redução do sulfato; incorporação de H2S em compostos orgânicos; cisteína como fonte primária de enxofre; respiração de sulfato; a liberação de S de compostos orgânicos.

6. BIOSSÍNTESE DOS ÁCIDOS NUCLÉICOS: - Introdução; definições; replicação, transcrição reversa; mutação; mecanismos de reparo; biossíntese no processo de transcrição do RNA; modificação.

7. BIOSSÍNTESE DE PROTEÍNAS: - Introdução; componentes da síntese de proteínas; código genético; síntese de proteínas

I – Avaliação inicial dos conhecimentos básicos de química orgânica e célula - Apresentação do Laboratório - Materiais e equipamentos.

II - Caracterização dos carboidratos 1. Testar as propriedades físicas (desvio de luz polarizada, solubilidade) e organolépticas (dulçor relativo, cor, tato) de alguns mono, oligo e polissacarídeos (glicose, frutose, sacarose, lactose, amido, celulose).

III - Caracterização química dos carboidratos 2. reações qualitativas de coloração e oxirredução utilizando o reagente de Lugol, de Seliwanoff, de Benedict, de Molisch.

IV  - Caracterização dos lipídios - densidade, solubilidade em água e solventes orgânicos e ponto de fusão com o aparelho de Pohl.

V - Rancificação - apresentando vários tipos de gorduras rançosas, índice de acidez - titulando gorduras com KOH 0,1 N, índice de iodo e saponificação de gorduras.

VI - Trabalhos de revisão bibliográfica para aprofundamento do conteúdo programático teórico.

VII - Atividade enzimática - Efeito de fatores do meio, inibição enzimática.

VIII - Energética Bioquímica - Exercícios.

IX   - Determinação da vitamina C - testes de estabilidade.

X - Filmes sobre Fotossíntese - projeção de fita de vídeo com filme e desenho animado sobre as fases da fotossíntese.

XI - Trabalhos de revisão bibliográfica para aprofundamento do conteúdo programático teórico