Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

CCA 574 Otimização do uso da água em Sistemas Hidroagrícolas

Publicado: Sábado, 10 Dezembro 2011 13:49

CÓDIGO: CCA574

COMPONENTE CURRICULAR: OTIMIZAÇÃO DO USO DA ÁGUA EM PROJETOS HIDROAGRÍCOLAS                                                                

 

CARGA HORÁRIA:  ( 68  )  Teórica         (   34   ) Prática        TOTAL:  ( 102 )

                                                                                                     

EMENTA:

Análise econômica de projetos de irrigação e drenagem; Análise de alternativas econômicas; Análise de investimentos sob condições de risco e incerteza; Princípios para manejo racional da água na parcela; Modelos para planejamento otimizado de sistemas agrícolas irrigados utilizando programação linear; Alocação de água utilizando modelos de programação convexa separável; Modelos de programação linear para análise de risco na alocação de água em projetos de irrigação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

(1) Análise Econômica de Projetos de Irrigação e Drenagem - Avaliação de projetos; Etapas da análise econômica; Princípios da análise econômica; Custos e benefícios em projetos de irrigação e drenagem.

(2) Análise de Alternativas Econômicas – Taxa mínima de atratividade; Custo de oportunidade; Valor presente líquido; Benefício líquido anual uniforme; Custo anual uniforme; Custo capitalizado; Razão benefício-custo; Taxa interna de retorno.

(3) Análise de investimentos sob condições de risco – Risco e incerteza; Análise estatística do risco; Técnicas para análise do risco.

(4) Princípios para manejo racional da água na parcela – funções de resposta das culturas à irrigação; Análise econômica das funções de resposta; Irrigação com déficit; Quantidade ótima de irrigação; Modelos matemáticos para descrever a uniformidade e eficiência da irrigação.

(5) Modelos para planejamento otimizado de sistemas agrícolas irrigados – Modelos de programação linear para alocação de água em projetos de irrigação; Solução analítica dos modelos de PL; Análise de sensibilidade dos modelos.

(6) Alocação de água utilizando modelos de programação convexa separável – Programação separável; Aproximação linear por partes de funções contínuas não lineares; otimização com programação separável.

(7) Modelos de programação linear para análise de risco na alocação de água em projetos de irrigação – Minimização do desvio absoluto total da margem bruta (MOTAD); Modelos alternativos para o MOTAD.

registrado em:
Fim do conteúdo da página