Nota de pesar pelo falecimento do Prof. Joelito Rezende de Oliveira

Publicado: Quinta, 17 Fevereiro 2022 11:48

O Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias do CCAAB/UFRB regista com pesar o falecimento do Professor Dr. Joelito Oliveira Rezende

Faleceu na noite desta quarta-feira (16/02/2022) o professor Dr. Joelito de Oliveira Rezende, Engenheiro Agrônomo (1968), Mestre (1974) e Doutor (1979) em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas). Durante sua trajetória profissional foi pesquisador do Instituto de Pesquisa e Experimentação Agropecuária do Leste (IPEAL); pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (1969-1974) e professor da Escola de Agronomia da UFBA (1975-1976; 1978-2005) e do Instituto de Agronomia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) (1976-1977).

Na academia o professor Joelito exerceu vários cargos de chefia, sendo por muito tempo docente e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias (1982-1984; 1990-1992). Como docente e pesquisador, inspirou várias gerações de profissionais que passaram pela antiga Escola de Agronomia da UFBA, hoje CCAAB/UFRB. Segundo as palavras do professor Dr. Elvis Lima Vieira, diretor do CCAAB/UFRB “Nosso Mestre teve brilhante atuação no ensino, pesquisa, extensão, gestão e na escrita (textos acadêmicos e científicos, poemas, histórias...). Entretanto, é unânime que no magistério (graduação e pós-graduação) o Mestre foi exemplar, colocando o amor e a paixão acima de tudo em suas aulas espetaculares, repletas de conhecimentos de alta qualidade”.

O PPGCAG manifesta a lamentável perda decorrente do falecimento do prof Joelito para a Ciência do Solo, especialmente no Nordeste do Brasil, ao mesmo tempo que manifesta as condolências, solidariedade e apoio, a família e amigos.