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PROCAD

Programa PROCAD - Cooperação Acadêmica

    O projeto PROCAD tem como objetivo o estabelecimento de uma rede acadêmica entre os Programas de pós-graduação e visa promover a expansão das áreas de Caracterização de Recursos Genéticos Vegetais Endêmicos a Biomas Brasileiros, Sistemas de Produção Vegetal e Fatores e Processos no Sistema Solo-Planta, permitindo assim, melhor qualidade através da cooperação de diferentes grupos no desenvolvimento de pesquisas científicas. Esta parceria tem dado subsídios para elaboração de publicações científicas em colaboração e capacitação de graduandos, pós-graduandos e docentes por meio de cursos, palestras e disciplinas ministradas pelos professores dos programas.
    O primeiro PROCAD, aprovado em 2008 (Edital Procad-NF Nº 08/2008) permitiu a reelaboração em 2010, envolvendo duas Instituições associadas com o programa de pós-graduação em Recursos Genéticos Vegetais da UFRB: a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Estadual de São Paulo - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (UNESP-FCAV) e o programa de Pós-Graduação em Agronomia: Genética e Melhoramento de plantas. Esse Projeto de Cooperação Acadêmica permitiu a melhoria na formação e capacitação de recursos humanos de docentes e discentes do PPG-RGV da UFRB/CNPMF por meio de intercâmbio e cursos oferecidos. Esses programas parceiros são suficientemente consolidados para dividir com outros PPGs mais jovens sua experiência e foi o que ocorreu no âmbito deste convênio. Essas experiências são de grande valia para a melhoria e consolidação do PPG-RGV da UFRB/CNPMF e para que o mesmo possa alcançar patamares superiores de qualidade e desempenho técnico científico.
    Um segundo PROCAD, iniciado em 2015, foi estabelecido com o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA)/USP e tem o envolvimento de outros programas (Programas de Pós-Graduação em Ciências Florestais (UFRN) e Produção Vegetal (ICA/UFMG), visando promover a expansão das áreas de Caracterização de Recursos Genéticos Vegetais, Sistemas de Produção Vegetal e Fatores e Processos no Sistema Solo-Planta, permitindo assim, a formação de uma rede acadêmica de cooperação destes diferentes grupos no desenvolvimento de pesquisas científicas.
    Em 2017, o PPG-RGV ministrou cursos para alunos do curso de Ciências Florestais da UFRN (Biologia Floral e Reprodutiva de Plantas” e “Usos da flora nativa e exótica: descritores e caracterização do potencial ornamental de espécies lenhosas ou herbáceas”). O curso de “Biologia Floral e Reprodutiva de Plantas” foi ofertado na sua segunda versão para alunos da UFRB e UEFS, abrangendo sua participação a outros discentes de outros PPG.
    Em 2018, ocorreram missões de docentes para aperfeiçoamento e realização de atividades de microscopia eletrônica com diversas espécies em estudo, além de finalização de manuscritos com coorientação em conjunto. Em relação as atividades discentes, quatro estudantes do PPG-RGV desenvolveram atividades de intercâmbio por três meses no CENA/USP, seja em laboratórios de microscopia ou em herbários do estado de São Paulo.
    Durante o Programa PROCAD, foram realizadas várias missões com discentes e docentes, cujo objetivo foi estudar e coletar nas principais fitofisionomias da Bahia (Mata Atlântica, Caatinga, Campos rupestres e Cerrado) e da porção superior de Minas Gerais, com foco em coletas de espécies nativas de Bromeliaceae. Foram visitados os herbários da UNICAMP (UEC), Instituto de Botânica (SP), USP (SPF) e ESALQ/USP (ESA) para estudo de exsicatas de Tillandsia e espécies de Onagraceae ocorrentes no Estado da Bahia. Experimentos desenvolvidos sobre de teses de discentes de alunos do CENA/USP sobre Hohenbergia (Bromeliaceae) ocorreram no banco de germoplasma de bromélia, além de coletas em alguns municípios de ocorrência de Hohenbergia, com envolvimento de quatro discentes, três do PPG-CENA/USP e um do PPG-RGV/UFRB e realização de quatro missões de estudo.
    Essas atividades tiveram resultados excelentes, contabilizando vários artigos publicados,dissertações que de forma direta e indiretamente tiveram atividades desenvolvidas dentroPROCAD, seja pelo aluno ou pelo docente em missão, além dos diversos cursos que foramofertados como disciplinas nos PPG ou cursos com certificação sem validade para disciplinas. Dessa forma, o PROCAD possui indicadores de solidariedade e nucleação. Inclui tanto impactos científicoscomo sociais, que podem ser instrumentados em geração de trabalho científico (publicaçõesrelatadas na plataforma Lattes, Sucupira), nas mudanças dos paradigmas científicos com ostrabalhos cooperados, gerando impactos de uso geral e compartilhado.
    Ambos os projetos dos PROCADs permitiram o intercâmbio de docentes e discentes daPPG-RGV com as Instituições parceiras caracterizando-se em um ganho significativo para o programa.
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