Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Projeto Institucional em Rede

PROJETO EM REDE FINANCIADO – CAPES/FAPESB – 2020 – PDPG/ EDITAL Nº 18/2020 - Área Prioritária 1 - MEIO AMBIENTE, PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS E EDUCAÇÃO: MEIO AMBIENTE, MUDANÇAS CLIMÁTICAS, RECURSOS HÍDRICOS E SUSTENTABILIDADE.

O PPGRGV (UFRB/Embrapa) compõe a equipe do Projeto em Rede FAPESB/CAPES no Edital PDPG – Programa de Desenvolvimento da Pós-graduação em parcerias estratégicas no Estado, envolvendo as instituições UFRB, UFOB, UCSal e UESC.

Titulo do PROJETO EM REDE: PROJETO DE AVALIAÇÃO SOCIOAMBIENTAL INTEGRADA DA FIOL.

O projeto possibilitará a integração dos Programas de Pós-graduação em Recursos Genéticos e Vegetais (Universidade Federal do Recôncavo Baiano), nível Mestrado; Pós-graduação em Ciências Ambientais (Universidade Federal do Oeste da Bahia), nível Mestrado; Programa de Pós-graduação em Sistemas Aquáticos Tropicais (Universidade Estadual de Santa Cruz), nível Mestrado, e do Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social (Universidade Católica de Salvador) – níveis Mestrado e Doutorado.

Financiamento do Projeto: Aprovação de Bolsas de Pós-Graduação e de Pós-Doutor (CAPES) e Recursos de Custeio (FAPESB).

Objetivo Geral: Compreender como a construção da FIOL irá impactar na biodiversidade e habitats, presentes no estado da Bahia, e como interferirá nas populações tradicionais com potencial de conversação da natureza a partir do uso adequado de tecnologias, considerando que o sítio definidor da base empírica é a natureza e que a dinâmica sócio-histórica se estabelece a partir desta base.

Objetivos Específicos:

  1. Determinar como os impactos ambientais alteram a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas aquáticos continentais e da flora nas diferentes escalas (micro e meso escala) e domínios (Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado);
  2. Identificar e tornar visíveis modos de vida de populações tradicionais, rurais, ribeirinhos e quilombolas nos domínios Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado, que podem vir a ser conversados;

Linhas de Atuação das Dissertações e Teses:

Os projetos de Dissertações e Teses que serão desenvolvidas em rede com as instituições, precisarão ter aderência a uma das linhas temáticas, descritas abaixo, assim como devem estar localizados em pelo menos um dos seguintes domínios: Mata atlântica, Cerrado e Caatinga, que estejam na área de influência da FIOL – Ferrovia de Integração Oeste Leste no Estado da Bahia (Localidades Prioritárias).

LINHAS TEMÁTICAS:

  •       Comunidades, meio ambiente e território – esta linha temática contempla projetos críticos relativos às práticas de extrativismo, levantamento de espécies endêmicas e raras de angiospermas; às práticas e conflitos territoriais, em comunidades rurais e urbanas, sobre agroecologia, sobre possibilidades em diferentes escalas de negócios agropecuários, agroindustriais, turismo, ecoturismo, serviços ambientais, artesanatos e postos de trabalho, à concepção do terminal portuário, cluster de atividades industriais e de serviços e criação de zona portuária livre.
  •       Avaliação dos impactos sobre os ecossistemas e as dinâmicas sociodemográficas e vulnerabilidade social - esta linha temática contempla projetos relativos a mobilidades populacionais, conflitos territoriais em Unidades de Conservação, dinâmicas panorâmicas e dinâmicas concentradas passíveis de georeferenciamento e análises por cartografias temáticas e de síntese, conflitos que incidam sobre a produção de agrocombustíveis e conhecimentos tradicionais.
  •       Estudos reprodutivos e de conservação de espécies ameaçadas - esta linha temática contempla projetos relacionados aos estudos reprodutivos, considerando estratégias de propagação (vegetativa ou sexuada), fenológicos da floração, ofertas de recursos florais, interação com polinizadores em espécies endêmicas ou ameaçadas de extinção, bem como estudos relacionados à estratégias de conservação in situ, on farm ou ex situ, seja em bancos de germoplasma in vivo, in vitro ou criopreservação.
  •       Levantamento florístico no entorno da FIOL – essa linha temática contempla os inventários florísticos como registro e coleta de espécies ocorrentes no entorno da FIOL, acrescentando dados sobre distribuição e padrão de ocorrência das espécies, subsidiando, dessa forma, a compreensão biogeográfica de um bioma e trabalhos de conservação.
  •       Diversidade genética, morfológica e molecular - esta linha temática contempla projetos relacionados o estudo da diversidade e genética de populações, a partir de abordagens moleculares e morfofisiologica, de espécies ameaçadas de extinção ou que tenham potencial de uso direto ou futuro e que se encontrem no entorno da FIOL.

Localidades Prioritárias:

  1. Lagoa Encantada (Entre Itacaré, Uruçuca e Ilhéus) – Mata Atlântica e Unidade Estadual do Condurú.
  2. Região de Jequié (Ecótono de Mata Atlântica e Caatinga).
  3. Região de Caetité (Caatinga com Campo Rupestre).
  4. Unidade de Conservação da Serra dos Montes Altos (Cidades de Sebastião Laranjeiras e Palmas de Monte Alto) (Cerrado e Gerais).

5. Municípios localizados nos cerrados baianos na zona de influência direta com a FIOL, com ênfase em Barreiras, Correntina, Santa Maria da Vitória, São Desidério e Serra do Ramalho.

registrado em:
Fim do conteúdo da página