Fechar
Página inicial Notícias Veja aqui novas oportunidades de captação de recursos para projetos de pesquisa

 

Aviso Portal Antigo

Veja aqui novas oportunidades de captação de recursos para projetos de pesquisa

02/07/07 06:17 , 13/01/16 15:25 | 3489
A FAPESB terá novas Câmaras e deverá abrir novos Editais em julho.

O Dr. Robert Verhine, Diretor Científico da FAPESB, em reunião com os Pró-Reitores e Diretores de Pesquisa, informou que será lançado edital para seleção de 22 bolsas PRODOC ainda este mês e que no próximo dia 16/07 será lançado o Edital Universal para projetos de pesquisa.

Verhine informou ainda que a Diretoria tem como meta a interiorização da pesquisa no Estado e que novas Câmaras de Assessoramento serão criadas, entre elas a Câmara Multidisciplinar.

Para Carlos Alfredo, Pró-reitor de Pesquisa, o Edital PRODOC será uma excelente oportunidade para atrair e agregar Pesquisadores Doutores aos Grupos de Pesquisa da UFRB, enquanto que o Edital Universal  será a oportunidade de captar recursos para a pesquisa.

O Pró-Reitor lembra que o Edital Universal também será importante para os projetos da Pós-Graduação, uma vez que não teremos mais o fluxo contínuo da FAPESB para projeto de pesquisa em 2007.

A FAPESB também está promovendo a divulgação do Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia – CYTED (Ciência y Tecnologia para o Desarrolo).

Com secretaria na Espanha e 22 anos de existência, o Programa CYTED dá apoio financeiro para a promoção da integração científica entre 21 países ibero-americanos, possibilitando acesso a programas da comunidade européia e a integração latino-americana.

Durante a reunião, a estrutura do Programa foi apresentada pelo Dr. Mitermayer Galvão do Reis (Diretor da FIOCRUZ no Estado da Bahia) e o Projeto CYTED-Grid pelo Dr. Josemar Rodrigues de Souza (Docente da UNEB).

Neste último caso o objetivo é criar infra-estrutura tecnológica e humana, entre diversos grupos ibero-americanos dedicados ao campo da informática e com experiência na área de aplicações científicas potencialmente usuárias da tecnologia Grid.

O valor de financiamento anual é da ordem de U$ 50.000 (Cinqüenta mil dólares anuais). Embora aparentemente baixo este valor é amplificado a partir da estruturação das redes e dos convênios efetuados com os diversos países envolvidos nas redes temáticas.

Atualmente são sete redes temáticas: 1) Agroalimentação; 2) Saúde; 3) Promoção do Desenvolvimento Industrial; 4) Desenvolvimento Sustentável, Mudanças Globais e Ecossistemas; 5) Tecnologia da Informação e Comunicações; 6) Ciência e Sociedade; e 7) Energia.

De acordo com o Pró-Reitor Carlos Alfredo, o Programa CYTED é mais uma possibilidade de captação de recursos e internacionalização dos Grupos de Pesquisa da UFRB.

Em 2008 será lançado um novo edital e os Grupos devem se articular antecipadamente. As apresentações sobre o Programa, em PowerPoint, podem ser solicitadas à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (prppg@ufrb.edu.br). Maiores informações sobre o programa podem ser obtidas no endereço eletrônico: www.cyted.org. 

Na dúvida, fale conosco!