Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Competências

  • PPGCI - Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação

    Competências: Estimular e fomentar a atividade de pesquisa da Universidade, tendo com referência a qualidade e a relevância, para bem cumprir o papel de geradora de conhecimentos e de formação de recursos humanos. Busca imediata da excelência em programas de ensino e pesquisa de Pós-Graduação. Preservar e avançar com a consolidação do ensino e da pesquisa de Pós-Graduação na UFRB.

    • CEPG - Coordenação de Ensino de Pós-Graduação

      Competências: Assessorar os Centros de Ensino da UFRB e comunidade acadêmica nos assuntos relativos aos Programas Stricto sensu e Lato sensu; Fomentar a criação de novos Programas de Pós-graduação, assim como, potencializar a consolidação dos Programas vigentes; Gerenciar os Planos de Capacitação Docente dos Centros de Ensino bem como as bolsas do Programa PLANFOR da CAPES; Incentivar, planejar e promover a interlocução entre IFES para cursos MINTER e DINTER bem como implementar políticas de incentivo e apoio a capacitação docente; Consolidar o Plano Estratégico de Ensino de Pós-graduação da UFRB.

      • NDPL - Núcleo de Desenvolvimento de Programas Lato Sensu da CEPG

        Competências: É responsável por estimular, apoiar e assessorar os docentes dos Centros de Ensino da UFRB a submeterem novas propostas de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. Este Núcleo também apoia e acompanha as atividades dos cursos de Pós-graduação já em funcionamento.

        • NDPS - Núcleo de Desenvolvimento de Programas Stricto Sensu da CEPG

          Competências: É responsável por estimular, apoiar e assessorar os docentes dos Centros de Ensino da UFRB a submeterem novas propostas de cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em nível de mestrado e doutorado. Este Núcleo também apoia e acompanha as atividades dos cursos de Pós-graduação já em funcionamento.

        • CINOVA - Coordenação de Criação e Inovação

          Competências: Zelar pela manutenção da política institucional de estímulo à proteção das criações, licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia; Avaliar e classificar os resultados decorrentes de atividades e projetos de pesquisa; Avaliar solicitação de inventor independente para adoção de invenção na Opinar pela conveniência e promover a proteção das criações desenvolvidas na instituição; Opinar quanto à conveniência de divulgação das criações desenvolvidas na instituição, passíveis de proteção intelectual; Acompanhar o processamento dos pedidos e a manutenção dos títulos de propriedade intelectual da instituição. Desenvolver estudos de prospecção tecnológica e de inteligência competitiva no campo da propriedade intelectual, de forma a orientar as ações de inovação da ICT; Desenvolver estudos e estratégias para a transferência de inovação gerada pela ICT; Promover e acompanhar o relacionamento da ICT com empresas; Negociar e gerir os acordos de transferência de tecnologia oriunda da ICT.

          • NPI - Núcleo de Propriedade Intelectual da CINOVA

            Competências: Avaliar solicitação de inventor independente para adoção de invenção; Opinar pela conveniência e promover a proteção das criações desenvolvidas na instituição; Opinar quanto à conveniência de divulgação das criações desenvolvidas na instituição, passíveis de proteção intelectual; Acompanhar o processamento dos pedidos e a manutenção dos títulos de propriedade intelectual da instituição; Desenvolver estudos de prospecção tecnológica e de inteligência competitiva no campo da propriedade intelectual, de forma a orientar as ações de inovação da UFRB. Planejar e executar ações de disseminação da cultura de proteção de direitos de propriedade intelectual e de inovação. Elaborar e implantar estratégias de estímulo a inovação e ao empreendedorismo no ambiente acadêmico.

            • NTCR - Núcleo de Transferência e Captação de Recurso da CINOVA

              Competências: A definir

              • NTT - Núcleo de Transferência de Tecnologia da CINOVA

                Competências: Induzir e apoiar projetos de desenvolvimento da inovação, em especial, da inovação tecnológica; Desenvolver estudos e estratégias para a transferência de inovação gerada pela UFRB; Elaborar projetos institucionais em atendimento a editais relativos à inovação, em especial à inovação tecnológica; Gerenciar e captar recursos para projetos institucionais de inovação, em especial da inovação tecnológica; Promover o relacionamento da UFRB com empresas; Negociar e gerir os acordos de transferência de tecnologia oriunda da UFRB; Prospectar demandas científico-tecnológicas e encaminhar para os grupos de pesquisadores da UFRB que atuam na respectiva área; Promover o surgimento de novas empresas, especialmente empresas de base tecnológica, com potencial de inovação.

              • CPESQ - Coordenação de Pesquisa

                Competências: A Coordenação de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação tem como objetivo principal apoiar as atividades de pesquisa, produção acadêmica e iniciação científica em nossa Instituição. É um órgão de assessoramento no âmbito da pesquisa e busca auxiliar na construção crítica do conhecimento, alinhando os objetivos institucionais com a produção de uma pesquisa integrada indispensável a vida acadêmica-científica.

                • NAGESP - Núcleo de Apoio aos Periódicos Científicos da CPESQ

                  Competências: Monitorar os periódicos no que tange a sua periodicidade

                  • Núcleo - Iniciação Cientifica e Tecnológica da CPESQ

                    Competências: É o Programa Institucional de bolsas de Iniciação Científica, que visa à formação de estudantes de graduação em Pesquisa Científica. Na UFRB é financiado pelo CNPq, pela FAPESB e pela UFRB, com recursos próprios. As bolsas do PIBIC/UFRB são concedidas através de avaliação de mérito e de acordo com os requisitos de cada entidade financiadora. As propostas serão recomendadas pelos Comitês de Assessoramento em função da relevância, abrangência temática e viabilidade técnica do plano de trabalho e das atividades a serem desenvolvidas por cada bolsista. A gestão do PIBIC/UFRB está a cargo da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação através da sua Coordenação de Pesquisa.

                    • Núcleo - Assessoramento aos Programas, Projetos e Grupos de Pesquisa da CPESQ

                      Competências: O Núcleo de Assessoramento aos Programas, Projetos e grupos de Pesquisa integra a Coordenação de pesquisa da (PPGCI) Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação. Destaca-se, portanto, como objetivo o apoio e assessoramento às atividades de pesquisa, produção cientifica e acadêmica da Instituição, tendo como perspectiva a construção do conhecimento cientifico e tecnológico, alinhando as vertentes dos programas, projetos e grupos de pesquisa aos anseios de desenvolvimento Institucional.

                    • NASSE - Núcleo de Assessoramento da PPGCI

                      Competências: I. Apoiar o Pró-Reitor com o planejamento e gerenciamento das ações da PPGCI; II. Cumprir e fazer cumprir as determinações emanadas da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação, no âmbito da Universidade; III. Apoiar as Coordenações e Núcleos da PPGCI, no desenvolvimento das atividades e no contato com as agências externas; IV. Auxiliar na organização de eventos vinculados a Pró-Reitoria; V. Divulgar os editais que visem incentivar as ações de pesquisa, inovação e pós-graduação e apoiar a submissão de propostas; VI. Atender as exigências das agências de fomento em ações de competência do Núcleo; VII. Realizar o levantamento numérico das ações da Pós-Graduação, Inovação e Pesquisa da PPGCI; VIII. Administrar a infraestrutura da PPGCI, bem como do seu Auditório; IX. Administrar os recursos materiais e patrimoniais vinculados a PPGCI; X. Administrar o site eletrônico da PPGCI.

                      • NUFIN - Núcleo de Gestão Financeira da PPGCI

                        Competências: O Núcleo Financeiro é o setor responsável por gerenciar recursos financeiros que ingressam na PPGCI através da descentralização de recursos da UFRB, bem como os das Agências de Fomento à Pesquisa. Ao Núcleo cabe também a gestão das Bolsas concedidas a Pesquisadores de nível de Pós-Graduação concedidas por Agências de Fomento. O NUFIN possui o papel institucional precípuo de intermediar a relação entre os demandantes e executores, realizando a conformidade prévia e posterior dos processos e solicitações, adequando-os às normas legais gerais e específicas que regem a Administração Pública no âmbito da UFRB.

                        • SECAD - Secretaria de Apoio Administrativo da PPGCI

                          Competências: I- Realizar contatos, por meios diversos, com pessoas, setores internos e instituições públicas e privadas, visando a obtenção de informações ou atendimento a solicitações relacionadas à competências da PPGCI, conforme interesse da Unidade; II- Gerenciar o e-mail da PPGCI, conforme indicações do Pró-Reitor da PPGCI, organizando, atendendo e distribuindo as informações e solicitações recebidas conforme competências das subunidades componentes da PPGCI; III- Auxiliar na elaboração e expedição de documentos diversos da PPGCI: declarações, ofícios, memorandos, atas, processos, despachos, dentre outros; IV- Gerenciar as correspondências relacionadas à PPGCI: protocolar, receber, triar e encaminhar para subunidade relacionada, registrar no sistema SIPAC, despachar e acompanhar, quando for o caso; V- Tratar de informações diversas: enviar, receber, protocolar, atestar, classificar e arquivar documentos e processos internos e externos, tanto por meio físico, quanto por meio digital; VI- Gerenciar a agenda de compromissos do Pró-Reitor da PPGCI; VII- Apoiar a organização e realização de reuniões diversas da Unidade, quando necessário; VIII- Solicitar e acompanhar pedidos de reserva de veículos oficiais para atendimento às demandas relacionadas à Unidade; IX - Realizar coleta de informações diversas e a elaboração de relatórios e planilhas; X- desenvolver outras atividades de apoio administrativo, conforme necessidade da Unidade.

                        Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com

                        Fim do conteúdo da página