Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesso à informação
Início do conteúdo da página

Missão e Objetivos

Missão do PPGCult

A missão do Programa em Culturas, Linguagens e Territórios é, portanto, formar pesquisadores e qualificar profissionais que possam lidar, de maneira crítica. A missão do Programa em Culturas, Linguagens e Territórios é, portanto, formar pesquisadores e qualificar profissionais que possam lidar, de maneira crítica, com a complexidade dos fenômenos culturais e as relações estabelecidas com os territórios e com as linguagens e, com isso, produzir impactos econômicos, sociais e culturais na área de atuação do programa. Esses impactos ocorrerão na economia formal e não formal que envolve cultura, turismo e artes, além de impulsionar e gerar avanços nas políticas públicas, no desenvolvimento das atividades artísticas e no fortalecimento de empreendedores criativos. Além disso, o programa tem como missão produzir conhecimentos sobre a cultura pela prática investigativa interdisciplinar, por meio de pesquisas que proponham diálogos entre territórios de identidade, linguagens artísticas, manifestações culturais, conhecimentos e práticas populares, nas escalas local, regional e global.

 

Objetivos do PPGCult

O objetivo geral do programa é formar pesquisadores, qualificar profissionais e produzir conhecimentos, via prática investigativa interdisciplinar, sobre a cultura em sua relação com as linguagens e os territórios, atendendo a demandas regionais, valorizando as potencialidades locais e abrindo-se para diálogos nacionais/internacionais. Nesse sentido, no contexto de transições e inversões entre centro e periferia, global e local, novos territórios de identidade, novas paisagens culturais e novas linguagens artísticas se desenham. Eis uma complexidade que comporta desafios teóricos e metodológicos que necessitam de outras chaves de compreensão que vão além dos âmbitos disciplinares. Para tanto, o programa se desdobra nos seguintes objetivos específicos:

  • Construir parcerias junto com Instituições públicas e privadas, Ongs, Associações comunitárias, Atores culturais e Comunidades tradicionais (quilombos, comunidades de terreiro, comunidades de pescadores, marisqueiras e bordadeiras, etc.), com o intuito de criar ambientes de inovação que possibilitem a comunidades de terreiro, comunidades de pescadores, marisqueiras e bordadeiras, etc.), com o intuito de criar ambientes de inovação que possibilitem a delimitação de diagnósticos e o desenvolvimento de investigações que acarretem ações voltadas ao aprimoramento e à eficácia de processos e serviços, ao desenvolvimento territorial e à promoção da cidadania.
  • Interagir com as comunidades do entorno da Baía de Todos os Santos no sentido de contribuir para a consolidação e/ou estabilidade dos territórios e para a sustentabilidade socioambiental das práticas produtivas e culturais.
  • Contribuir para a qualificação e a difusão do patrimônio cultural e artístico — sobretudo afrodescendente — dos territórios que constituem o Recôncavo, por meio do desenvolvimento de pesquisas e da formulação de políticas públicas e ações de salvaguarda da produção simbólica e da memória de grupos historicamente subalternizados.
  • Desenvolver projetos de investigação que estabeleçam vínculos com diferentes atores envolvidos com o mercado da cultura formal e informal do Recôncavo, com o intuito de contribuir para a qualificação e fomento das indústrias criativas e dos diversos setores do entretenimento e das festas populares da região.
  • Realizar estudos sobre a diversidade das linguagens artísticas locais e regionais, produzidas em contextos culturais diferenciados, com o objetivo de difundi-las em nível nacional e internacional, além de contribuir para a qualificação de seus realizadores para o planejamento da sustentabilidade econômica do seu trabalho.
  • Estabelecer e fortalecer redes internacionais, tendo como foco os países do chamado Sul Global, com vistas a desenvolver estudos, tecnologias sociais e produtos que tanto qualifiquem os saberes locais quanto contribuam para a diminuição das desigualdades regionais e locais.
  • Estabelecer parcerias com escolas da região do Recôncavo para o desenvolvimento de práticas voltadas à análise crítica da cultura oral local e das linguagens midiáticas, bem como para a qualificação de jovens para o uso das mídias sonoras, audiovisuais e digitais e para a produção literária local.
  • Fortalecer os grupos de pesquisa que discutem sobre culturas e suas relações com as linguagens e os territórios na perspectiva interdisciplinar, acionando o diálogo com as comunidades interna e externa.
  • Articular o ensino de Graduação com a Pós-graduação, promovendo atividades de pesquisa e extensão, no sentido de elevar a qualidade na formação acadêmica e profissional.

 

Fim do conteúdo da página