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Apresentação

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O curso de especialização em Educação, Cultura e Diversidade tem como objetivo estabelecer um espaço de formação para profissionais da educação, considerando a cultura e a diversidade inerente à formação histórica e social brasileiras como elemento fundamental nas práticas relacionadas à educação.

Desse modo, a partir da premissa de que a educação, em seus mais diversos âmbitos, possui em sua constituição a diversidade no que tange a aspectos de etnia, de cultura, de religião, de gênero, de ideologia etc, buscar-se-á discutir e refletir de que forma esses aspectos estão presentes, ausentes e, até mesmo, apagados ou suprimidos na educação. Essa perspectiva de abordagem à diversidade na educação considerará ainda como os fatores citados se conformam no âmbito legal e das políticas públicas, no currículo, nos conteúdos das disciplinas, na escolha das disciplinas que compõem o currículo, na escolha de autores e textos de uma determinada matriz discursiva ou não.

Dessa perspectiva de abordagem emergem problemáticas que devem ser levadas em conta no fazer educação. O curso, nesse sentido, irá trazer para um espaço de formação pedagógica essas questões como algo a ser compreendido a fim de que os atores envolvidos na educação (docentes, agentes escolares, secretários, gestores, coordenadores etc.) possam em sua práxis educativa e social perceber a educação como lugar da diversidade por sua própria essência, tendo em vista ser um fenômeno humano e social. Ressalte-se ainda a necessidade de se compreender a educação também como lugar de uma hegemonia imposta histórica, cultural e socialmente por fatores econômicos, políticos e sobretudo pelas relações de poder.

Discutir tais aspectos presentes na educação no século XXI mostra-se urgente, haja vista a educação como prática de manutenção e de estruturação das relações de poder, de hegemonia de grupos e exclusão de outros, de perpetuação de ideologias e de lugar de tensões em variados âmbitos. Citemos, como exemplo disso, o acalorado debate sobre “escola sem partido”, a suposta “ideologia de gênero”, a lei 11645/08 que inclui no currículo a obrigatoriedade da temática da história e da cultura afro-brasileira e indígena.

Buscar-se-á, dessa forma, compreender a educação como o lugar da diversidade por excelência e de que forma esse lugar tem sido constituído desconsiderando-se essa diversidade e, sobretudo, quais são os fatores determinantes para essa constituição. Assim, o curso propõe, em uma formação continuada aos profissionais da educação, uma perspectiva pedagógica, administrativa e legal que assimile a educação como um fenômeno diverso e plural a fim de que esses atores contribuam para uma educação que respeite e valorize a diversidade historicamente presente na educação, mas nem sempre considerada como realidade ou como oportunidade de se legitimar o fazer pedagógico.

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