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Macroprojetos

Linha 1: Educação científica e práticas educativas

TítuloFormação de professores e organização dos processos de ensino e aprendizagem na perspectiva da diversidade e da inclusão

 

Caracterização do Macroprojeto:

Este macroprojeto interage com a linha de pesquisa “Educação científica e práticas educativas” do PPGECID, tem como foco investigar e sistematizar princípios teórico-metodológicos e práticas educativas para a formação inicial e continuada de professores e a organização dos processos de ensino e aprendizagem das diferentes instituições ensino, em espaços escolares e não-escolares, na perspectiva da diversidade e da inclusão. Tem como objetivos: 

- Desenvolver pesquisas sobre a formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica;

- Compreender a organização do trabalho pedagógico tendo como base a diversidade e a inclusão;

- Fundamentar estudos sobre práticas educativas emancipadoras segmentos historicamente excluídos, dentre eles destacamos: os povos originários, negros e trabalhadores do campo e a comunidade LGBTQIA+;

- Aprofundar e sistematizar estudos sobre as questões étnico-raciais, de gênero e outros marcadores sociais na formação dos estudantes e dos docentes.

 

Para atingir esses objetivos são necessárias diversas ações em diferentes dimensões, dentre elas citamos: filosófica, epistemológica, psicológica, didático-pedagógicas e tecnológica, visto que o objeto principal de pesquisa é a formação humana dos sujeitos envolvidos no Programa e o público-alvo das diferentes pesquisas.

Este macroprojeto será realizado por meio de investigação científica nas instituições de ensino, de forma interdisciplinar e colaborativa, ou seja, articulando as diferentes áreas de conhecimentos e os sujeitos envolvidos na pesquisa. Como resultado pretende-se: produzir e divulgar conhecimentos científicos, elaborar produtos educativos que possam ser implementados nas instituições de ensino, proporcionando aos professores vivências de pesquisa, ensino e extensão relacionadas às práticas educativas que contemplem metodologias inovadoras para intervenção nos processos educacionais em espaços escolares e não-escolares.

Docentes envolvidos:

Aldinete Silvino de Lima;

Ana Maria Freitas Teixeira;

Ana Paula Inacio Diorio;

Analdino Pinheiro Silva Filho;

Eniel do Espírito Santo;

Flávia Cristina Macedo de Santana;

Franklin Kaic Dutra-Pereira;

Frederick Moreira dos Santos;

Idalina Sousa Mascarenhas Borghi;

Jacira Teixeira Castro;

Maricleide Pereira de Lima Mendes;

Nanci Rodrigues Orrico

Nilson Antônio Ferreira Roseira (Coordenador);

Roney Gusmão do Carmo;

Tatiana Polliana Pinto de Lima.

 

Linha 2: Processos de ensino e aprendizagem e inclusão

Título: Organização dos processos de ensino e aprendizagem na perspectiva da Educação Inclusiva.

 

Caracterização do Macroprojeto:

Este macroprojeto abrange a linha de pesquisa “Processos de ensino e aprendizagem e inclusão”, tem como subsídios teórico-metodológicos o paradigma da Educação Inclusiva, o qual visa garantir o direito de todos os seres humanos à educação. Para isso, por meio de investigações científicas, tem o intuito de atingir os seguintes objetivos:

- Investigar as concepções e processos de ensino e de aprendizagem, voltados às diferentes áreas de conhecimentos, em especial as áreas de Linguagens, Pedagogia, Ciências da Natureza e Matemática, com ênfase na Educação Inclusiva, na Tecnologia Assistiva e nas Tecnologias Educacionais;

- Compreender e sistematizar conhecimentos sobre a produção e implementação dos recursos e serviços da Tecnologia Assistiva, de forma a garantir a equiparação das oportunidades aos diferentes sujeitos;

- Reconhecer as contribuições dos recursos e serviços de Tecnologia Assistiva para a permanência de estudantes com deficiência nas instituições de ensino;

- Analisar as contribuições e impactos da Tecnologia Digital nas práticas dos professores e estudantes.

 

O desenvolvimento destes objetivos implica diferentes abordagens teórico-metodológicas. Como o resultado deste macroprojeto, espera-se: contribuir com o debate científico sobre a Educação Inclusiva; elaborar produtos educativos a ser desenvolvidos em diferentes instituições de ensino, escolares e não escolares; produção de recursos e serviços de Tecnologia Assistiva e Tecnologia Digital para dar condição de acessibilidade a todos; e, ainda, contribuir com a formação científica dos graduandos, pós-graduandos e professores.

Docentes envolvidos:

Ana Virginia de Almeida Luna;

Anderon Melhor Miranda;

Ariston de Lima Cardoso;

Flávius Almeida dos Anjos;

Klayton Santana Porto;

Leila Damiana Almeida dos Santos Souza (Coordenadora); 

Luiza Olívia Lacerda Ramos;

Maria Luzia da Silva Santana;

Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão;

Rita de Cácia Santos Chagas;

Susana Couto Pimentel;

Teófilo Alves Galvão Filho.

 

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