Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Publicações

  • Livros

- Educação Científica, Inclusão e Diversidade

- Práticas Pedagógicas Inovadoras no Ensino Superior: a experiência do CETENS/UFRB

- Educação, Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade: Perspectivas Multidisciplinares

 

  • Obras publicadas com participação de docentes/discentes do PPGECID

- A Tecnologia Assistiva a Serviço da Inclusão Social

- Série Educar Metodologias - vol. 13

- Profissão Docente na Educação Básica: Docência em Contextos de Diversidade - vol. 2

- Profissão Docente na Educação Básica: Práticas Docentes no Cotidiano Escolar - vol. 5

- Reflexões da formação docente em Biologia na UFRB

- Histórias entrelaçadas na Licenciatura em Biologia da UFRB

- Saberes e Práticas Docentes na Residência Pedagógica da UFRB

- Educação do Campo: protagonismo, resistência e movimento

 

  • Artigos

 2022

-SANTO, Eniel do Espírito; LIMA, Tatiana Polliana Pinto de; OLIVEIRA, Adriano Dantas de. Competências digitais dos professores: da autoavaliação da práxis às necessidades formativas. Obra Digital, Barcelona, n. 21, Septiembre 2021 - Enero 2022. Disponível em: http://revistesdigitals.uvic.cat/index.php/obradigital/article/download/323/356/w/3484

 

2021

BORGHI, Idalina S. Mascarenhas; ORRICO, Nanci Rodrigues; Mendes; Maricleide P. Lima. Tecer a vida em tempos de pandemia: narrativas e aprendizagens de jovens universitários camponeses. Revista Páxis, Volta redonda. RJ, v. 13,n.25, p 117-125, Jun, 2021. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/3484

SANTO, Eniel do Espírito.; GOMES DOS SANTOS, Adilson. Formação docente em tempos de pandemia da COVID-19: um relato do Recôncavo da Bahia. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 8, n. 1, 16 jul. 2021. Disponível em https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/731

DIAS-TRINDADE, Sara; SANTO, Eniel do Espírito. Competências Digitais de Docentes Universitários em Tempos de Pandemia: análise da autoavaliação DIGCOMPEDU. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 1-17, abr./jun., 2021. Disponível em  DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8336

- PIMENTEL, Susana Couto. Possibilidades na formação de conceitos por crianças com Síndrome de Down na escola comum. REVISTA PEDAGÓGICA (CHAPECÓ. ONLINE), v. 23, p. 1-16, 2021. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5839

- PIMENTEL, Susana Couto; RIBEIRO, Solange Lucas. Política de formação de professores para educação inclusiva: reflexões a partir do Plano Nacional de Educação. CENAS EDUCACIONAIS, v. 4, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/11763

- DUBOC, Maria José Oliveira; PIMENTEL, Susana Couto; CARNEIRO, Jislane Ribeiro; MATOS, André Luís Gomes de. Bullying e desempenho escolar: leituras e compreensões. OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP, v. 9, p. 21-37, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11470

- GABRIEL, Carmen Teresa; LIMA, Tatiana Polliana Pinto de. Currículo de história e agência docente: possibilidades de articulação nos anos iniciais do ensino fundamental. Roteiro, Joaçaba, v. 46, jan./dez. 2021. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46io.23857

- GONÇALVES, Débora Gomes; LIMA, Tatiana Polliana Pinto de. Um olhar sobre a docência do Ensino Médio Integrado no Atendimento aos Sujeitos do Campo: possibilidades curriculares e desafios. In: MENEZES, Graziela N. Dias; NUNEZ, Joana M. L. (orgs.). Docência em Contextos de Diversidade. Curitiba: Brazil Publishing, 2021. (Coletânea Profissão Docente na Educação Básica). P. 497-512. Disponível em: chrome-error://chromewebdata

- SILVA, Eliana Medeiros Lobo da; LIMA, Tatiana Polliana Pinto de. Alfabetização e Letramento nas escolas do campo no município de Antônio Cardoso. In: SILVA, Ana Lúcia Gomes da; CORDEIRO, Janivaldo Pacheco. (orgs). Práticas Docentes no Cotidiano Escolar. Curitiba: Brazil Publishing, 2021. (Coletânea Profissão Docente na Educação Básica). P. 316-322. Disponível em: (Não encontrei o link. Mas, te enviei o ebook. ).

- LIMA, Tatiana Polliana Pinto de; SANTOS, Juliana dos. O Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. In: BRAGA, Jacqueline Ramos Machado; SILVA, Patrícia Petitinga; FERREIRA, Rosilda Arruda. Reflexões da formação docente em Biologia na UFRB. Cruz das Almas: EdUFRB, 2021. P. 101-122. Disponível em: https://issuu.com/edufrb/docs/reflexoes_da_formacao_docente_em_biologia_na_ufrb

- PIMENTEL, Susana Couto. A educação inclusiva na Licenciatura em Biologia. In: SILVA, Patrícia Petitinga;  FERREIRA, Rosilda Arruda. Orgs. Histórias entrelaçadas na Licenciatura em Biologia da UFRB. EDUFRB, 2021, p. 219-239.  ISBN: 978-65-84508-00-2 Disponível em: https://issuu.com/edufrb/docs/historias_entrelacadas_na_licenciat_affa195dc91935 

- PIMENTEL, Susana Couto; MOREIRA, M. A. . INCLUSÃO EDUCACIONAL NAS POLÍTICAS MUNICIPAIS: UMA ANÁLISE DE NORMATIVOS DE FEIRA DE SANTANA. DIÁLOGOS e DIVERSIDADE, v. 1, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/12682/8945

- LIMA, Tatiana Polliana Pinto de; SANTOS, Thaís Aline da Silva dos. A experiência como professor(a) regente nos estágios curriculares obrigatórios: narrativas docentes sobre a recepção dos estagiários de Ciências e Biologia nas Escolas da Educação Básica. Quaestio, Sorocaba, v. 23, n. 2, maio./ago. 2021. Disponível em: DOI: http://dx.doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p563-583

- CARMO, Roney Gusmão; SANTO, Eniel do Espírito; LIMA, Tatiana Polliana Pinto de; ROCHA, Kátia Silene Ferreira. Desenho didático online na pós-modernidade: percepções da formação continuada em tempos de pandemia. EDAPECI, São Cristóvão, v.21, n.3, p. 16-28, set./dez. 2021. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/15806/12354

 

2020

- ALMEIDA, Rhael Magalhães de; CASTRO, Jacira Teixeira; GRILO, Jaqueline P. de Souza. O uso da história em quadrinhos no ensino de ciências. In: CASTRO, Jacira Teixeira; GALVÃO FILHO, Teófilo; LUNA, Ana Virginia de Almeida; GALVÃO, Nelma de Cássia Silva Sandes. (Org.). Educação Científica, Inclusão e Diversidade. 1ed.Cruz das Almas: EDUFRB, 2020, v. 1, p. 95-110. Disponível em: https://issuu.com/edufrb/docs/educacao_cientifica__inclusao_e_diversidade

- SANTO, Eniel do Espírito; LIMA, Tatiana Polliana Pinto de Lima. Formação continuada para tecnologias digitais em tempos de pandemia: percepções docentes sobre o curso Google Sala de Aula. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 283-297, set./dez. 2020. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18355

- OLIVEIRA, Gracy Kelly Andrade Pignata; PIMENTEL, Susana Couto. Afiliação de estudantes com deficiência na educação superior. MOMENTO - DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO, v. 29, p. 33-53, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14295/momento.v29i2.9427

- PIMENTEL, Susana Couto; RIBEIRO, Sátila Souza. Ensinar pela pesquisa na Educação Superior. In: PIMENTEL, Susana Couto; GALVÃO, Nelma de Cássia Silva Sandes; SANTOS, Odair Vieira dos. (Org.). Práticas pedagógicas inovadoras no ensino superior: a experiência do CETENS/UFRB. 1ªed.Cruz das Almas - BA: EDUFRB, 2020, v. 1, p. 15-30. Disponível em: https://www1.ufrb.edu.br/editora/component/phocadownload/category/2-e-books?download=170:praticas-pedagogicas

- PEREIRA, Delma S. S. ; PIMENTEL, Susana Couto. Acessibilidade no Desenho Universal para a aprendizagem. In: CASTRO, Jacira Teixeira; GALVÃO FILHO, Teófilo; LUNA, Ana Virginia de Almeida; GALVÃO, Nelma de Cássia Silva Sandes. (Org.). Educação Científica, Inclusão e Diversidade. 1ed.Cruz das Almas: EDUFRB, 2020, v. , p. 209-225. Disponível em: https://issuu.com/edufrb/docs/educacao_cientifica__inclusao_e_diversidade

- SANTOS, Ana Carolina Santana e Santana ; PIMENTEL, Susana Couto. Acessibilidade para inclusão de servidores com deficiência. In: LORDELO, Lidiane Mendes Kruschewsky; SILVA, Neilton da; GARCIA, Jesus Carlos Delgado. (Org.). Políticas públicas e veredas da cidadania. 1ed.Cruz das Almas: EDUFRB, 2020, v. , p. 55-77. Disponível em: https://issuu.com/edufrb/docs/politicas_publicas_e_veredas_da_cidadania

- GONÇALVES, Débora Gomes; LIMA, Tatiana Polliana Pinto de. Docentes e Discentes do Ensino Médio Integrado de Sapeaçu-BA: Território de Identidade e Currículo. Anais do XXV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste/ Reunião Científica da ANPED, Salvador, 2020. Disponível em: http://anais.anped.org.br/regionais/sites/default/files/trabalhos/20/6471-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf

- LIMA, Tatiana Polliana Pinto de; LATORRE, Alessandra da Silva Luengo; SANTO, Eniel do Espírito. O Instituto Federal do Sertão Pernambucano em Tempos de Pandemia: o PROEJA e o Ensino Remoto. Anais do XXV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste/ Reunião Científica da ANPED, Salvador, 2020. Disponível em: http://anais.anped.org.br/regionais/sites/default/files/trabalhos/20/6719-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf

- SANTANA, Elisa Luzia Costa de; LIMA, Tatiana Polliana Pinto de. Contribuições da educação ambiental para a cidadania. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 3, p. 158-170, set./dez. 2020. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.14393/REP-2020-52901

- LIMA, Tatiana Polliana Pinto de; MASSENA, Talita de Souza. O eu-leitor: a competência dos sujeitos aprendizes no Ensino Médio Brasileiro. In: POISSON (Org). Metodologias. Belo Horizonte: Poisson, 2020. P. 170-178.  Disponível em: https://poisson.com.br/2018/produto/serie-educar-volume-13/

- SILVA, Eliana Medeiros Lobo da; LIMA, Tatiana Polliana Pinto de. Narrativas sobre a alfabetização e letramento no Brasil. In: CASTRO, Jacira Teixeira; GALVÃO FILHO, Teófilo; LUNA, Ana Virgínia de Almeida; GALVÃO, Nelma de Cássia Silva Sandes. (orgs.) Educação Científica, inclusão e diversidade. Cruz das Almas: EdUFRB, 2020. p. 63-76. Disponível em: https://issuu.com/edufrb/docs/educacao_cientifica__inclusao_e_diversidade

- ROSEIRA, Nilson Antonio Ferreira. Reflexões acerca da formação de professores da Educação do Campo que ensinam Matemática. In: SILVA, A. A; CAVALCANTE, L. O. H.. Educação do Campo: territórios de pesquisa e inspirações formativas. Curitiba, CRV, 2020, p. 245-264.

- ROSEIRA, Nilson Antonio Ferreira. Aprendendo Matemática entre o campo e a universidade. In: PIMENTEL, S. C.; Galvão, N. de C. S. S.; SANTOS, O. V. Práticas pedagógicas inovadoras no Ensino Superior: a experiência do CETENS/ UFRB. Cruz das Almas (BA): EDUFRB, 2020, p. 45-64. E-book (190 p). ISBN: 978-65-87743-01-1. Disponível em: https://issuu.com/edufrb/docs/pr_ticas_pedag_gicas. Acesso em: 31 jul. 2020.

- SANTOS, Cátia Brito; ROSEIRA, Nilson Antonio Ferreira. Valores e direitos das pessoas com deficiência. In: CASTRO, J. T.; GALVÃO FILHO, T.; LUNA, A. V. de A.; GALVÃO, N. de C. S. S.. (Orgs.) Educação Científica, inclusão e diversidade. Cruz das Almas (BA): EDUFRB, 2020. 310 p. (Coleção Pesquisas e Inovações Tecnológicas na Pós-Graduação da UFRB, v. 6). ISBN: 978-65-87743-37-0. Disponível em: https://issuu.com/edufrb/docs/educacao_cientifica__inclusao_e_diversidade. Acesso em: 03 set. 2020.

- LIMA, Aldinete. Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva; ROSEIRA, Nilson Antonio Ferreira. Cenários para investigação vivenciados na formação de professores de Matemática na licenciatura em Educação do Campo da UFRB. Editora Poisson (Org.). Matemática, Série Educar. Belo Horizonte (MG): Editora Poisson, v. 15, 2020, p. 75-82, (185 p). Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/340162469_Editora_Poisson_organizadora_Serie_Educar_-Volume_15_Matematica. Acesso em: 03 set. 2020.

 

2019

 - OLIVEIRA, Gracy Kelly Andrade Pignata; PIMENTEL, Susana Couto. Inclusão na educação superior: apontamentos sobre a afiliação de universitários com deficiência. REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, v. 5, p. e019017, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8653637

- SANTANA, Laíse Lima; PIMENTEL, Susana Couto. Formação de professores para o uso da Comunicação Alternativa e Aumentativa em Salas de Recursos Multifuncionais. REVISTA SCIENTIA, v. 4, p. 263-287, 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/scientia/issue/view/Revista%20Scientia%20n.10/374

- MATOS, Aline Pereira da Silva; PIMENTEL, Susana Couto. A prática docente para a inclusão de estudantes com deficiência na educação superior. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE), v. 15, p. 77, 2019. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5663

- BARBOSA, Tiago Alves; PIMENTEL, Susana Couto. Trajetórias escolares de estudantes cegos. In: CASTRO, Jacira Teixeira; GALVÃO FILHO, Teófilo; LUNA, Ana Virginia de Almeida; GALVÃO, Nelma de Cássia Silva Sandes. (Org.). Educação Científica, Inclusão e Diversidade. 1ed.Cruz das Almas: EDUFRB, 2020, v. , p. 227-249. Disponível em: https://issuu.com/edufrb/docs/educacao_cientifica__inclusao_e_diversidade

- PIMENTEL, Susana Couto. Acessibilidade curricular na UFRB: contribuições para o ensino de Ciências. In: SIQUEIRA, Maxwell; MACHADO, Maíra. (Org.). Inclusão escolar e ensino de Ciências na Bahia: perspectivas em diferentes contextos e abordagens. 1ªed.Curitiba: Editora CRV, 2019, v. , p. 31-50. (Impresso).

- LIMA, Tatiana Polliana Pinto de. A formação do professor de História: algumas conjecturas. In: SANTOS, Fabrício Lyrio; GUERRA FILHO, Sérgio. A. D. (orgs). Ensinar História no século XXI: dilemas e perspectivas. Cruz das Almas: Ed. UFRB, 2019. (Impresso).

- LIMA, Tatiana Polliana Pinto de. Entrelaçando Saberes e Práticas: a história ensinada no 5º ano do Ensino Fundamental. Curitiba: CRV, 2019. (Impresso).

- SOUZA, Jorge R.; FONT M, Vicenç.; GUSMÃO, Tania C. R. S.; ROSEIRA, Nilson Antonio Ferreira. Contribuições do (re)desenho de tarefas para aproximação da matemática com o entorno social da escola. In: Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, BA, v. 15, n. 33, p. 444-471, jul./set. 2019. (ISSN 2178-2679). Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5299/3984. (DOI: 10.22481/praxisedu.v15i33.5299).

Fim do conteúdo da página