Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Apresentação

O PROFNIT (Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) é um mestrado em Rede Nacional, sendo resultado de um esforço do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – FORTEC articulado com instituições de ensino superior.

O PROFNIT é também uma resposta às dificuldades da interação universidade-empresa já que se propõe formar mestres que atuem na interface entre as ações indisciplinares e os ambientes de inovação, tendo linguajar, conhecimentos e vivência comuns aos dois. Além disso, este mestrado contribui para a criação de massa crítica no Brasil para potenciais futuros programas institucionais de pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia – PIETT e inovação tecnológica.

O PROFNIT visa atender a demanda nacional de atuação de profissionais nos Núcleos de Inovação Tecnológica – NITs com formação sólida e integradora nas suas competências. De maneira específica visa atender graduados que atuam nas competências obrigatórias por Lei dos Núcleos de Inovação tecnológica (NITs) e servidores de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) além de agentes de inovação em ambiente produtivo.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia é um entre os 32 Pontos Focais nos quais o mestrado é oferecido, sendo a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) o polo coordenador. As demais instituições que participam como Ponto Focal são: IFBA, IFCE, IFF, IFPA, IFPB, IFRO, IFRS, UEA, UEM, UEMG, UESC, UFAL, UFAM, UFBA, UFERSA, UFMA, UFMT, UFOB, UFOPA, UFPE, UFPI, UFRB, UFRJ, UFRR, UFSC, UFSJ, UFT, UNB, UNICENTRO, UNIFAP, UNIFESSPA e UNIVASF.

Perfil do Egresso

Na sua atuação dentro das competências dos NITs, o mestrando deverá ter os conhecimentos básicos para o diálogo academia-empresa, estando habilitado a interagir propositivamente com os setores governamental, empresarial e acadêmico.

Destacam-se:

  • Conhecer legislação e políticas públicas referentes à Propriedade Intelectual e à Transferência de Tecnologia e à Inovação Tecnológica;
  • Conhecer e propor políticas de estímulo à proteção das criações;
  • Avaliar a conveniência da proteção das criações e sua divulgação;
  • Processar pedidos e fazer a manutenção dos títulos de propriedade intelectual;
  • Atuar no licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia;
  • Desenvolver estudos de prospecção tecnológica e de inteligência competitiva no campo da propriedade intelectual, de forma a orientar as ações de inovação das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs);
  • Desenvolver estudos e estratégias para a transferência das inovações geradas pelas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs);
  • Promover e acompanhar o relacionamento da Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) com empresas;
  • Negociar e gerir os acordos de transferência de tecnologias oriundas das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs).
  • Atividades rotineiras de diálogo e de ações academia-empresa, interagindo propositivamente com os diversos setores.

 

Fim do conteúdo da página