Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Competências

  • -

    Competências:

    • PROPAAE - Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis

      Competências: Assegurar a execução de Políticas Afirmativas e Estudantis na UFRB, garantindo à comunidade acadêmica condições básicas para o desenvolvimento de suas potencialidades, visando a inserção cidadã, cooperativa, propositiva e solidária nos âmbitos cultural, político e econômico da sociedade e o desenvolvimento regional.

      • CAE - Coordenadoria de Assuntos Estudantis

        Competências: Coordenar as ações de assistência estudantil da Universidade.

        • NAIE - Núcleo de Acompanhamento Integrado ao Estudante

          Competências: "Atender as demandas da CAE no que diz respeito aos estudantes de Cruz das Almas e também as gerais. Gerenciar as atividades, monitorar e distribuir as demandas apresentadas, de acordo com a competencias profissionais É responsável pelo atendimento da comunidade discente, englobando atividades interdisciplinares, principalmente em relação às vulnerabilidades que possam comprometer o desempenho pedagógico e sua permanência na instituição, através das seguintes atuações: 1 - O setor administrativo atua auxiliando as áreas de Serviço Social, pedagógica e psicológica, cadastrando, monitorando e acompanhando todas as etapas documentais envolvidas nos processos de atendimentos e encaminhamentos. Além disso é responsável pela identificação da conformidade dos critérios acadêmicos que ensejam a continuidade do objeto concedido nos processos seletivos, assim como, pelo encaminhamento destas situações para os setores envolvidos a fim de que seja identificada a melhor forma de condução da demanda apresentada. 2 - O Serviço Social realiza atendimento à comunidade discente dos cursos de graduação presencial, prioritariamente em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para que possam ter acesso à direitos e conhecam as normas instuticionais, buscando oferecer suporte para a permanência na universidade,realizando: orientações sociais, avaliação socioeconômicas, atendimentos interdisciplinares, acompanhamentos sociais, entrevistas sociais, visitas domiciliares, encaminhamentos à rede socioassistencial, entre outros. 3 - Psicologia é responsável por prestar atendimento psicológico à comunidade discente dos cursos de graduação presencial nas seguintes modalidades individuais e grupais, através do Plantão Psicológico e Grupos psicoeducativos, respectivamente. A atenção psicológica se operacionaliza através de profissionais de referência em cada núcleo da PROPAAE, considerando as demandas e as características de cada centro de ensino. O acesso se dá através de demanda espontânea dos discentes interessados, e é implementado através das seguintes áreas de atendimento: saúde mental, acadêmica e relações sociais. "

          • NUGIF - Núcleo de Gestão de Infraestrurura Física e Apoio ao Estudante

            Competências: Gerir a Estruturas físicas e apoiar aos estudantes assistidos pela PROPAAE

          • COPAF - Coordenadoria de Políticas Afirmativas

            Competências: Proceder o encaminhamento das demandas relativas às Políticas Afirmativas. Realizar a coordenação dos núcleos atinentes à COPAF. Realizar o acompanhamento, avaliação e registro da política institucional de ações afirmativas. Cooperar com a execução das políticas de assistência estudantil ao encargo da CAEST.

            • NUAPIP - Núcleo de Acompanhamento ao Site e aos programas de Ingresso, Permanência e Pós-permanência

              Competências: Núcleo de Acompanhamento ao Site e Programas de Ingresso, Permanência e Pós-Permanência (NUAPIP), sobre Coordenadoria de Assuntos Estudantis, tem como atribuições o acompanhamento, inserção e desenvolvimento e publicação de noticias, editais, programas, avisos, comunicados entre outros, no site da PROPAAE, além de acompanhamento dos programas de ingresso, permanência e pós-permanência através do apoio aos outros núcleos e a secretaria de apoio administrativa.

            • NGPCAHL - Núcleo de Gestão da PROPAAE no CAHL

              Competências: Fazer o atendimento das demandas dos discentes.

              • NGPCAM - Núcleo da PROPAAE do CFP

                Competências: Fazer o atendimento das demandas dos discentes do CFP

                • NGPCETENS - Núcleo de Gestão da PROPAAE no CETENS

                  Competências: "a) Representar a PROPAAE, junto às unidades do CETENS, e a outras externas ao Centro, caso seja delegado; b) Representar, junto ao Conselho de Centro, as ações de políticas afirmativas e assistência estudantil; c) Promover a assistência estudantil; d) Publicizar normativos, orientações e procedimentos, determinados pela Pró-Reitoria, relativos as atividades do Núcleo; e) Conduzir processo seletivo dos estudantes do CETENS para acesso ao Programa de Permanência Qualificada – PPQ, conforme editais; f) Gerir a Residência Universitária em Feira de Santana, conforme normativos e fluxos estabelecidos pela PROPAAE, em parceria com a Gestão do CETENS; g) Promover o atendimento, acompanhamento e monitoramento psicológico, pedagógico e social dos estudantes do Centro; h) Acolher os novos estudantes do CETENS, em parceria com a Gestão do Centro; i) Fomentar ações afirmativas, através de atividades formativas e parcerias com outras unidades internas e entidades externas a UFRB; j) Atualizar cadastros dos assistidos PPQ e PBP-MEC, vinculados ao CETENS; k) Suprir com materiais de consumo e permanentes; l) Controlar a guarda e movimentação de bens móveis, sob a sua responsabilidade; m) Prestar informações referentes a quantitativos, indicadores, dados financeiros, ações realizadas, procedimentos, documentos, deliberações e resultados do NGPCETENS, quando solicitadas pelas unidades da PROPAAE, da UFRB e do CETENS."

                  • PROPAAE CECULT - Núcleo de Gestão da PROPAAE Campus CECULT

                    Competências: Apoiar a execução das Ações Afirmativas e de Assuntos Estudantis, que asseguram a permanência, o acompanhamento da trajetória dos discentes na UFRB, visando seu êxito acadêmico, a partir das ações desenvolvidas pelas Pró-Reitorias acadêmicas para o ensino, pesquisa, inovação e extensão, bem como promover a interlocução entre a PROPAAE e a Direção, Coordenação acadêmica e Gerência Técnica dos Centros Acadêmicos.

                    • PROPAAE/CCS - Núcleo da PROPAAE no CCS

                      Competências: Fazer o atendimento das demandas dos discentes do CCS

                      • SECAD - Secretaria de Apoio Administrativo da PROPAAE

                        Competências: Órgão de apoio administrativo, vinculado ao Gabinete da Pró-Reitoria e responsável pelas atividades e procedimentos necessários ao funcionamento da PROPAAE.

                      Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com

                      Fim do conteúdo da página