Plantão Psicologico

Publicado: Quarta, 27 Abril 2022 18:42

Plantão psicologico oikO que é?

Trata-se de um serviço criado pelas(os) professoras(es) do curso de Psicologia da UFRB em parceria com a PROPAAE. Seu objetivo é ofertar um acolhimento psicológico em formato remoto para os(as) estudantes assistidos(as) pelo PROPAAE que, por causas diversas, sentem necessidade desse suporte.

Como funciona?

Um plantão psicológico é um serviço de oferta rápida de atendimento, que visa oferecer alívio, orientação e ajuda em situações de necessidade e/ou de crise. Diferentemente de uma psicoterapia, trata-se de um serviço de curta duração que, portanto, permite um número limitado de encontros com o profissional.

Como fazer para acessá-lo?

-  A(o) estudante que tenha interesse em acessar o serviço deverá agendar o atendimento com a secretária do Plantão;
 -  No primeiro contato será solicitado a ela(e) o preenchimento de uma ficha e a assinatura de um termo de consentimento para atendimento psicológico remoto;
 - Ao final, a secretária fará o agendamento, respeitando a disponibilidade de horários oferecidos pelas(os) psicólogas(os) plantonistas.

O que é preciso para realizar o atendimento?

- Smartphone, notebook ou tablet com acesso a Internet. Nesses casos, o atendimento acontecerá por chamada de vídeo via plataforma digital escolhida em comum acordo entre a(o) psicóloga(o) e o(a) estudante (WhatsApp, Google Meet, Microsoft Teams, Zoom, etc.)
 -  Na ausência de serviço de Internet disponível, o atendimento poderá ocorrer via chamada telefônica.

Agendamentos:

Os agendamentos serão realizados de segunda a sexta-feira, nos horários abaixo

Manhã: das 08:00h às 12:00h
Tarde: das 13:00h às 17:00h.