UFRB promove curso formativo sobre Branquitude, Racismo Institucional e Antirracismo

Publicado: Quinta, 28 Abril 2022 18:34

Banquitude para noticiaA Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP), promoverá o curso Branquitude, Racismo Institucional e Antirracismo.

Este curso compõe o Segundo Ciclo de Cursos Formativos sobre Ações Afirmativas da UFRB e objetiva fomentar discussões sobre os aspectos psicológicos, sociais, políticos e culturais da branquitude – sistema que fundamenta o racismo institucional, visando a construção de práticas antirracistas.

O Curso terá duração de 20h e contará com a participação da Dra. Luciana Alves (UNIFESP), Dra. Lia Vainer Schucman (UFSC), Dra. Denise Carrascosa (UFBA) e Dra. Suzana Maia (UFRB), intérpretes de libras e é destinado a toda a comunidade acadêmica e pessoas da comunidade em geral.

O Curso ocorrerá de 12/05 a 02/06/2022. Serão ofertados quatro encontros (12h síncronas e 8h assíncronas), transmitidos pela TV UFRB – Youtube.

Inscrições:
Link: https://sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/public/home.jsf#.
Passo a passo: Aba Extensão > Cursos > Buscar por Ações de Extensão > Inscrever-se > Efetuar Login > Formulário de Inscrição > Confirmar inscrição.

Inscrições até 12/05/2022. Participe!

Card - Curso Branquitude Racismo Institucional e Antirracismo (1).jpeg

Cartaz de divulgação do Curso Branquitude, Racismo Institucional e Antirracismo.
Na parte superior, sobre fundo verde, alinhado à direita, em branco, imagem de certificação - curso on-line com certificação e o título do curso Branquitude, Racismo Institucional e Antirracismo. Logo abaixo, sobre fundo cinza, tarjas verdes e em letras brancas estão descritos os temas de cada uma das aulas do curso e, à direita, em letras pretas, as datas das aulas. Abaixo de cada tema e em letras pretas, constam os nomes das ministrantes de cada aula: Aula 1. Branquitude e Antirracismo: uma abordagem crítica sobre o lugar das(os) privilegiadas(os) na luta antirracista. Data: 12/05/2022. Ministrante: Dra. Luciana Alves (UNIFESP). Aula 2. Branquitude: a psicologia social do racismo no Brasil. Data: 17/05/2022. Ministrante: Dra. Lia Vainer Schucman (UFSC). Aula 3. Racismo Institucional e Antirracismo: caminhos para construção de uma universidade afirmativa. Data: 26/05/2022. Ministrante: Dra. Denise Carrascosa (UFBA). Aula 4. Branquitude, branqueamento e desigualdades sociais. Data: 02/06/2022. Ministrante: Dra. Suzana Maia (UFRB). Abaixo, em letras pretas, o passo a passo para inscrição no curso: Link: https://sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/public/home.jsf#. Aba Extensão > Cursos > Buscar por Ações de Extensão > Inscrever-se > Efetuar Login > Formulário de Inscrição > Confirmar inscrição. Na parte inferior sobre tarja verde, em letras brancas, as instâncias promotoras da ação: Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis e Pró-reitoria de Gestão de Pessoal e símbolo da UFRB. Na lateral direita, a modalidade de transmissão do curso: Youtube, TV UFRB. Abaixo, símbolo de acessibilidade em libras.

Inscrições até 12/05/2022. Participe!