4ª Roda de Formação do Programa Conexões de Saberes

Publicado: Sexta, 12 Junho 2009 05:02
No dia 16 DE JUNHO (TERÇA), na cidade de SANTO ANTÔNIO DE JESUS/ COLÉGIO ESTADUAL FRANCISCO DA CONCEIÇÃO, o Programa Conexões de Saberes realizará a 4ª. RODA DE FORMAÇÃO PRÓ-IMPLANTAÇÃO DA LEI 10.639/03 mobilizando a comunidade local, professores e estudantes da UFRB e de Escolas de Ensino Médio do município. (veja programação abaixo).

Nos meses de maio e junho, a Roda de Formação promoveu “Diálogos entre a Universidade Federal do Recôncavo, as Escolas de Educação Básicas e Comunidades Populares do Recôncavo” atingindo um público de aproximadamente 150 pessoas em cada cidade: Cachoeira (26/05), Cruz das Almas (03/06) e Amargosa (04/06). Em cada encontro, os resultados mobilizaram o grupo Gestor do Conexões de Saberes a “girar a roda da implementação da Lei 10.639/03” em diferentes direções. Em Cachoeira, o grupo percebeu a necessidade de maior formação e mobilização da cidade sobre a temática. Em Cruz das Almas, os jovens reconheceram o Conexões de Saberes como um importante espaço na formação da identidade racial e política do grupo; e em Amargosa o grupo, no diálogo com Secretária Municipal de Educação e DIREC, conseguiu organizar uma solicitação à Câmara Municipal para a destinação de recursos na LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias para implementação da Lei 10.639/03.

A Roda de Formação é uma das tecnologias sócio-educacionais produzidas no Programa Conexões de Saberes na UFRB, realizadas pelos professores-coordenadores e estudantes participantes do Programa que concebem os contextos-espaços-territórios de relações e trocas, a exemplo das Escolas de Ensino Médio e outras formas de Organizações Sociais. Desta forma, promovem a abordagem de temas pertinentes ao currículo das escolas e à formação dos estudantes. Essa ação afirmativa de extensão, construída inicialmente nas escolas do Ensino Médio, possibilita aos estudantes universitários uma permanência qualificada, um exercício protagonista implicado e comprometido com atividades que resultam em integração, debate, pesquisa e formação de diversos jovens.

As Rodas de Formação mobilizam Escolas, Territórios de Identidade, Secretarias de Educação Municipal, DIRECs, estudantes e professores da UFRB  com o intuito de contribuir com a  implantação da Lei 10.639/03, que é um marco na luta pela superação da desigualdade racial na educação pública brasileira e constitui importante medida de ação afirmativa sintonizada com reivindicações históricas dos movimentos sociais, em especial do movimento negro.

PROGRAMAÇÃO DA RODA DE FORMAÇÃO DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS

Local: Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes
Data/Hora: 16/06/2009, das 9:00 às 18:00
9:00 às 10:00 -  Mesa Institucional de Abertura
10:00 às 12:00 - Mesa Redonda: Educação , Juventude e Relações Raciais: Universidade, Escola e Comunidades Tradicionais.
12:00 às 13:30 – Almoço
13:30 às  15:30 – Palestra sobre : As Leis Raciais e a Educação: História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena.
15:30 às 17:30 GTS
GT1: Valores Humanos e Relações Raciais nas Políticas de Ações Afirmativas
GT2: Saúde da População Negra: Anemia Falciforme
17:30 às 18:00 h -Apresentação de painel conjugado para lançamento do Caminhadas e Caderno Pedagógico