Dia 21 de março - Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

Publicado: Quinta, 22 Março 2012 11:20

Em 1976, a ONU escolheu o dia 21 de março como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, para lembrar os 60 negros mortos e as centenas de feridos na cidade de Shapeville, África do Sul, em 21 de março de 1960. Estas pessoas foram vítimas da intransigência e do racismo quando pacificamente realizavam uma manifestação de protesto contra o uso de “passes” para os negros poderem circular nas chamadas áreas “brancas” da cidade.

Segundo o Estatuto da Igualdade Racial brasileiro, discriminação racial ou étnico-racial é toda discriminação, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo de vida pública ou privada (Lei 12.288, de 20 de julho de 2010).

Dessa forma a Universidade Federal do Recôncavo, chama a atenção da comunidade acadêmica para o dia 21 de março, no sentido de não esquecermos que vencer o racismo é uma das formas de reafirmarmos nossas humanidades e respeitarmos as diversidades para além das fronteiras.